Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9485
Título: As vantagens das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC`S) na Inclusão escolar dos alunos do 1º Ciclo
Autor: Carvalho, Susana Isabel Fernandes Castor
Orientador: Ferreira, Aristides Isidoro
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação
Necessidades Educativas Especiais
Práticas de Inclusão
Alunos
Information and Communication Technologies
Special Educational Needs
Practice of Inclusion
Students
Data de Defesa: 2011
Resumo: O objectivo essencial desta investigação é analisar as vantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) na inclusão escolar dos alunos, no 1º ciclo. O trabalho de campo decorreu no Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro, referente às turmas do 1º ciclo do ensino básico. A recolha de dados baseou – se na construção de um questionário aplicado aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e para o tratamento/ análise dos dados foi utilizado o SPSS. A análise psicométrica da escala permitiu a obtenção de dois factores que no total explicam 34,52% da variância total da escala. Os resultados descritivos mostram que os alunos beneficiam da utilização das TIC em contexto escolar aumentando a sua motivação para o estudo e o seu sucesso escolar. No entanto, os alunos com necessidades educativas especiais (NEE’s), onde se inserem os alunos com Dificuldade de Aprendizagem não as utilizam tanto como o esperado, isto segundo a escala utilizada para avaliar a relação dos alunos do primeiro ciclo face às TIC e as diferenças de percepção face às TIC. Assim, é necessário apostar mais nas TIC em alunos com NEE’s, nomeadamente nos alunos com Dificuldade de Aprendizagem de forma a aperfeiçoar e melhorar a expressão oral, escrita e outras competências cognitivas e sócio-afectivas.
The key objective of this research is to analyze the advantages of using Information and Communication Technologies (ICTs) in the inclusion of pupils in the 1st Grade. The fieldwork took place in the Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro, referring to the classes of the 1st grade of basic education. Data collection was based in the construction of a questionnaire administered to students in the 1st grade of basic education and for the treatment/analysis of data was used SPSS software. Psychometric analysis of the scale provided evidence of two factors that explain the total 34.52% of the total variance of the scale. The results show that students benefit from the use of ICT in schools by increasing their motivation for the study and their academic success. However, students with special educational needs (SEN's), where fall students with Learning Disability, do not use as much as expected, this according to the scale used to assess the relationship of the first cycle students in relation to ICT and the differences perception in relation to ICT. Thus, it is necessary to invest more in ICT with SEN's, particularly for students with Learning Disability in order to refine and improve speaking, writing and other cognitive skills and socio-affective.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9485
Designação: Mestrado Necessidades Educativas Especiais – Área de Especialização em Cognição e Motricidade
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Susana Carvalho - 27-03-2011.pdf399,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.