Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9333
Título: Plano TIC: promotor de mudança?
Autor: Gama, Susana Filipa Rodrigues
Orientador: Almeida, Ana Patrícia
Palavras-chave: tecnologias de informação e comunicação
formação de professores
necessidades de formação TIC
competências TIC e TIC na educação
information and communication technologies
teacher training
CT training needs
ICT and ICT in education
Data de Defesa: 2011
Resumo: Pressupondo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola se deverá realizar de uma forma integrada e pedagogicamente adequada, questiona-se o grau de preparação dos docentes. Com efeito, vários estudos (Clark, 1994; Ponte e Ribeiro, 2000 e Costa 2007) apontam para a frágil preparação dos docentes nesta área, surgindo este trabalho como uma forma de contribuir para a resolução deste problema. Através da análise das necessidades sentidas pelos docentes de um Agrupamento de Escolas (doravante designado por Agrupamento), no que respeita às suas competências na utilização das TIC e do levantamento de recursos físicos e materiais do Agrupamento nesta área, foi concebido um Plano TIC numa perspectiva integral, que permitisse dar resposta não apenas às necessidades de formação dos professores mas igualmente a outros problemas parcelares identificados a partir do diagnóstico. Optou-se, desta forma, por uma metodologia de Trabalho de Projecto de natureza qualitativa. O trabalho dividiu-se em duas grandes fases: a) Uma primeira fase, de diagnóstico, que envolveu a aplicação de um questionário a todos os docentes do Agrupamento, a realização de uma entrevista à Coordenadora TIC e o levantamento de todos os recursos físicos e materiais na área das TIC; b) Uma segunda fase, decorrente da análise dos dados recolhidos através do diagnóstico que envolveu a concepção de um Plano TIC que permitisse dar resposta aos problemas identificados na fase anterior. Com efeito, após a análise dos resultados obtidos, tornou-se fundamental conceber um projecto que desse resposta à seguinte questão: que estratégias adoptar de forma a incentivar o envolvimento dos docentes do Agrupamento em estudo, na utilização das novas tecnologias e inverter a tendência actual? A inexistência de um plano de formação, aliado à falta de recursos materiais e humanos é visto como um obstáculo à utilização das TIC no Agrupamento. A carência de formação específica nesta área, ou de formação adequada às necessidades dos docentes é também um dos sinais apontados para a desmotivação e desinteresse sentidos. Assim e com o intuito de ir ao encontro de alguns dos problemas diagnosticados, pretendeu-se elaborar um projecto de intervenção no âmbito das tecnologias de educação que se centrasse essencialmente na área da formação e da sensibilização/estímulo à utilização das TIC nas práticas educativas.
Assuming that the use of Information Technologies and Communication (ICT) in school to be held in an integrated and pedagogically appropriate, we may question the preparedness of teachers. Indeed, several studies (Clark, 1994; Ponte and Ribeiro, 2000 and Costa 2007) reported the fragile preparation of teachers in this area, coming this work as a way to contribute to solving this problem. Through analysis of the needs expressed by teachers of a School Cluster (hereinafter the Cluster), with regard to their skills in the use of ICT and the survey of physical and material resources of the Cluster in this area, a ICT plan was created in a integral perspective, which allowed not only to meet the training needs of teachers but also to other partial problems identified from the diagnosis. A methodology of project work of a qualitative nature was chosen. The work was divided into two phases: a) a first phase of diagnosis, which involved the application of a questionnaire to all teachers of the Cluster, conducting an interview with the ICT Coordinator and the lifting of all physical and material resources in ICT; b) a second phase, from the analysis of data collected through the diagnosis that involved designing a ICT plan that would allow to address problems identified in the previous phase. Indeed, after reviewing the results, it became essential to create a project that answer the following question: what strategies to adopt in order to encourage the involvement of teachers in the group under study for the use of new technologies and reverse the current trend? The absence of a training plan, together with the lack of material and human resources is seen as an obstacle to the use of ICT in the Cluster. The lack of specific training in this area, or training appropriate to the needs of teachers is also one of the signs pointed towards the discouragement and lack of interest felt. Thus and in order to meet some of the problems diagnosed, we sought to develop an intervention project in the field of technology education that focused mainly in the area of training and awareness/encouraging the use of ICT in educational practices.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9333
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional

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