Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9223
Título: Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada
Autor: Santos, Cláudia
Orientador: Santos, Fátima
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório relata a prática pedagógica desenvolvida no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A prática desenvolvida em pré-escolar realizou-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social em Alfragide, num período de 8 meses. O relatório encontra-se dividido em dois capítulos, e cada capítulo encontra-se subdividido por vários pontos. Neles constam: a caracterização das instituições de estágio, o meio que as envolve, as características do grupo de ambas as valências, o trabalho pedagógico desenvolvido em ambas, a apresentação de um dilema e de um projecto, uma reflexão no fim de cada valência e uma conclusão final. Nesta parte inicial do relatório referente à prática pedagógica realizada em contexto pré-escolar abordasse a relação escola – família, como dilema, e a sua importância para um desenvolvimento harmonioso da criança. Sendo os pais a primeira referência educativa dos filhos, é fundamental envolve-los em todo o processo educativo destes. São abordadas algumas teorias apresentadas por vários autores que fundamentam a importância desta relação e nomeiam algumas estratégias para que exista uma boa colaboração quando esta não existe ou é deficiente. A prática pedagógica desenvolvida em 1º ciclo decorreu numa escola pública em Alvalade, num período de 4 meses. Consta também uma breve referência ao projecto implementado numa sala de 3º ano. O projecto implementado teve como tema “Descobrir Lisboa”. Através da implementação do projecto percebemos como cresceu a cidade de Lisboa, como surgiram os transportes públicos e como estes se desenvolveram.
This report is about my practice that was developed in Masters Qualification for Teaching in Preschool Education and in 1st Cycle of Basic Education. The practice was developed in a preschool of a Particular Institution for Social Solidarity, in Alfragide, for eight months. The first part of this report is about my practice. It had as a dilemma: the relationship between school and family and the importance of that for harmonious growth of a child. The parents are the first reference of education for their children, so it’s fundamental to involve them in all process of their education. Some theories are presented by different authors. They justified the importance of that relationship and they presented some strategies for a good collaboration when it is incomplete or it is not exist. The second part is about my practice in First Cycle of Basic Education. That was developed in a Public School, in Alvalade, for four months. On this report, I also mention a project that was developed in a class of third grade. The theme of this project was “Finding Lisbon”.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9223
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório claudia santos_form.pdf233,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
perspectivas educacionais claudia.pdf51,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Conclusão Reflexiva.pdf34,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
planificação curricular anual 10-11 - Claudia.doc97,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.