Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9081
Título: Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada
Autor: Sant’Ana, Mafalda Cabral Lopes
Orientador: Santos, Maria de Fátima
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório de estágio do Ensino da Prática Pedagógica Supervisionada tem por base a apresentação dos estágios curriculares realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, na sequência da realização do respectivo Mestrado de Qualificação para a docência. Ambos os estágios decorreram em instituições particulares, sem fins lucrativos, pertencentes à Cooperativa Fomento de Centros de Ensino. O estágio na valência de Educação Pré-Escolar decorreu no Colégio Planalto, em Lisboa, com uma turma na faixa etária dos 3 anos, ao longo de 2 manhãs por semana dos dois semestres ano lectivo 2010/2011. No âmbito deste estágio foi feita uma caracterização inicial da instituição, do meio e do grupo, que serviram de base à elaboração de um plano curricular anual que norteou a prática pedagógica ao longo do ano. Na sequência de uma dificuldade detectada no estágio, que se designou por “dilema”, foi feita uma breve investigação sobre o ensino da matemática no pré-escolar. O estágio na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico realizou-se no Colégio Mira Rio, em Lisboa, com uma turma do 1º ano, ao longo de 4 manhãs por semana do primeiro semestre do ano lectivo 2011/2012. Novamente foi feita uma contextualização da prática que permitiu a elaboração de um projecto pedagógico que teve por temática a aprendizagem da leitura e da escrita. Em ambos os estágios foi feita uma reflexão final ao modo como estes se desenrolaram, quais as dificuldades sentidas, como foram superadas, quais as aquisições mais importantes que foram conseguidas. Por fim é feita uma breve conclusão sobre o papel dos estágios na formação inicial dos docentes e de como é importante a aprendizagem ao longo da vida.
The present report respects to the training that was carried out within the Supervised Pedagogical Teaching Practice subject, in the valences of Preschool and Elementary School Education, necessary for the conclusion of the Masters regarding teaching in both valences. Both trainings took place in private schools that belong to Fomento Cooperative of Teaching Centers. The training in Preschool Education took place at Colégio Planalto, in Lisbon, with a three year old class, during two mornings per week, in both semesters of 2010/2011. Within this training, an initial characterization of the school, of the surroundings, and of the class was done, that were the basis of an Annual Curricular Planning that guided the interventions during the training. Following a difficulty or handicap detected after the training, a dilemma was identified, and was the base of a brief investigation over the theme Math’s teaching in Preschool Education. The training in Elementary School Education took place at Colégio Mira Rio, in Lisbon, with a first grade class, during four mornings per week, within the first semester of 2011/2012. Again, an initial contextualization was made, that allowed the development of a pedagogical project regarding the theme of Reading and Writing Learning. In both trainings a final conclusion was done, considering their development, the problems that came out, how they were solved, which were the most significant knowledge acquisitions. By the end a global analysis is done regarding the importance of the teachers initial training, as well as continuous formation and learning over the life.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9081
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatorio_final_Mafalda Sant'Ana.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.