Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9062
Título: Relatório de atividades e de desenvolvimento profissional
Autor: Fonseca, Maria Fernanda Coelho Rodrigues da
Orientador: Jorge, José Reis
Palavras-chave: escola reflexiva
formação
supervisão pedagógica
desenvolvimento pessoal e profissional
reflexive school
formation
pedagogic supervision
professional and personal development
Data de Defesa: 2013
Resumo: O contexto da sociedade contemporânea, onde se acentuam pluralismos de vária ordem, vai ao encontro de uma perspetiva de formação de professores e de supervisão que se enquadra no paradigma inovador de uma escola reflexiva e de um profissional, também ele reflexivo. A complexidade do mundo atual e dos problemas com que a escola se debate, exige profissionais atentos, implicados na sua atividade e que se envolvem em projetos comuns e respostas partilhadas, num trabalho em equipa. A ação de cada um importa mas fazendo parte de um todo, num pensamento coletivo, assente na partilha, no diálogo, na reflexão crítica e positiva. Assim, este relatório de atividade profissional procura relacionar o percurso da ação educativa da docente com a literatura existente sobre a supervisão pedagógica. Referem-se os cargos de cariz supervisivo e as funções desempenhadas, destacando-se alguns aspetos e assumindo uma perspetiva construtiva, reflexiva e crítica. Realça-se o papel da supervisão pedagógica, entendida como um fator de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e da escola.
The contemporary society’s context, where differences of many kinds can be found, heads towards a teachers’ formation and supervision perspective that falls within the innovative paradigm of a reflexive professional and school. Nowadays world and school problems complexity requires aware professionals concerned with their activity and able to be involved in common projects and answers, working as a team. Individual action matters but only if integrated in a whole unit, a common thought, based in sharing, dialogue, and in positive and critical reflexion. Therefore, this professional activity report, intends to connect the professional’s own path with the existent literature on pedagogic supervision. There are references to supervising positions, enhancing some aspects in a critical, reflexive and constructive vision. Pedagogic supervision is highlighted, as it is assumed to be determinant for the personal and professional development of both teachers and school.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9062
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Atividades Mª Fernanda Fonseca.pdf764,33 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.