Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9061
Título: Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: do gosto pela literatura para a infância à descoberta da criatividade na escrita
Autor: Martins, Catarina Afonso
Orientador: Santos, Maria de Fátima da Palma Janeiro Lopes dos
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este relatório final terá como objectivo apresentar os estágios realizados ao longo do Mestrado de Qualificação para a Docência, que teve como duração três semestres lectivos. O primeiro estágio deste mestrado decorreu durante os dois primeiros semestres, nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, realizou-se na Santa Casa da Misericórdia da Amadora, mais especificamente na Escola Luís Madureira. O estágio realizado na valência de 1.º Ciclo realizou-se no Agrupamento Quinta de Marrocos, mais concretamente, na Escola EB1 Parque Silva Porto. A parte do relatório que diz respeito à valência do Pré-Escolar, apresenta a caracterização da instituição e o grupo de alunos, bem como algumas actividades que ganharam um especial relevo durante o período de intervenção. Contém uma problemática que emergiu dos interesses e das necessidades do grupo ao longo do estágio e que está relacionada com a formação de grupos com níveis de desenvolvimento diferenciados. A parte do relatório do 1.º Ciclo do Ensino Básico abrange a caracterização da instituição e o grupo de alunos. Durante este estágio foi construído um projecto para ser implementado ao longo do terceiro semestre. Este projecto apresentava como tema “Viajar no Mundo da Literatura Infantil” e teve como objectivo propor aos alunos actividades diversificadas no âmbito da área da Língua Portuguesa, para promover nos alunos o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita.
This final report aims to portray the internships performed during the Masters-Degree in Teaching, which had the duration of three semesters. The first internship of the Masters-Degree was accomplished during the first two semesters, included in the programme of the courses “Supervised Teaching Practice I and II”, and held at the “Santa Casa da Amadora”, namely in the “Escola Luís Madureira”. The training in the valence of the primary education was held at the “Agrupamento Quinta de Marrocos”, namely at the “Escola EB1 Parque Silva Porto”. The part of the report concerning the pre-scholar valence, describes the institution and the presents the group of students, as well as some activities which have gained a special relevancy during the intervention period. An issue that has emerged during this period was taken into account, which is related to the formation of groups with elements in different stages of development. The part related to the primary education covers the description of the institution and the presentation of the group of students. During this internship, a project was initiated to be implemented in the third semester. This project had as its theme "Traveling the World of Children's Literature" and aimed to offer the students diversified activities within the area of the Portuguese language, to foster in students the development of reading and writing skills as well as the keenness to do so.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9061
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio.pdf373,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capa.pdf23,41 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.pdf23,23 kBAdobe PDFVer/Abrir
Fotos para anexos.pdf5,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.