Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9060
Título: Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada. Aprendizagem pela descoberta, sustentada cooperativas e de natureza lúdico-recreativa
Autor: Cardoso, Cláudia Sofia Ferreira das Neves
Orientador: Santos, Fátima
Jorge, José Reis
Palavras-chave: formação de professores
prática de ensino supervisionada
educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
aprendizagem pela descoberta
trabalho cooperativo
actividades lúdico-recreativas
necessidades educativas especiais
projecto de intervenção
teachers education
supervised teaching practice
preschool education
primary education (first level)
learning by discovery
collaborative work
recreational activities
special education needs
project of intervention
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório foi elaborado como parte integrante das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, leccionadas no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo espelhar parte do percurso de formação seguido pela formanda e a sua reflexão sobre o mesmo. Este percurso de formação perpassou as valências de pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, a primeira no estabelecimento de ensino privado, a segunda num estabelecimento de ensino público. Como se pretende demonstrar neste relatório, subjacentes à prática desenvolvida em ambas as valências estão metodologias voltadas para a aprendizagem pela descoberta, assentes, sempre que possível, no trabalho cooperativo e na utilização e manipulação de recursos lúdico-recreativos. Constam deste relatório dois grandes capítulos, cada um deles dedicado a uma das referidas valências. No primeiro capítulo, dedicado à valência em pré-escolar, após a exposição do contexto educativo e prática pedagógica desenvolvida, através da apresentação de alguns dos trabalhos mais significativos realizados com as crianças, apresenta-se uma das problemáticas surgidas em contexto de estágio, a qual se reporta à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais num grupo de constituição etária alargada. O segundo capítulo centra-se sobre a valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico e inicia-se com a apresentação do contexto educativo e da prática pedagógica desenvolvida, através de uma amostra dos trabalhos mais significativos realizados em contexto de sala de aula, e termina com a apresentação do projecto de intervenção construído para a turma junto da qual se interveio, numa perspectiva reflexiva e avaliativa. O presente trabalho culmina com uma reflexão final acerca deste percurso ao longo das duas valências e a sua importância no âmbito da formação da formanda, apoiada numa prática de ensino supervisionada.
This report was elaborated as an integral part of the curriculum units Supervised Teaching I and II, that have been taught during the Master’s Degree of Qualification for Teaching in Preschool and Primary Education (first level) and it has the main purpose of informing about the formative route that the teaching learner has done and her reflection on it. This focused on the levels of preschool and primary education (first level), the first one took place on a private school and the second one on a state school. As is intended to demonstrate in this report, underlying the developed practice in both levels are methodologies based on learning by discovery, based, whenever possible, on collaborative work and on the use and manipulation of recreational resources. Each of the chapters in this report, is dedicated to one of the above referred levels. On the first chapter, focuses on the internship in preschool, after the presentation of the educational context and the educational practice, through the presentation of some of the most significant work carried out with the children, it is presented one of the problems that has arisen during the context of teaching practice, which is related to the inclusion of children with special needs into a group of different ages. The second chapter focuses on the primary education (first level) and begins with the presentation of the educational context and the educational practice, by means of a reference to the most significant work done in the classroom; it ends with the project of intervention developed for a specific class, from a perspective of reflection and assessment. This report culminates in a final reflection about this route and its importance for the teaching learner, backed up by a supervised teaching practice.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9060
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1 - Capa e sub-capa final.pdf48,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
2 - Agradecimentos.pdf24,87 kBAdobe PDFVer/Abrir
3 - Resumo.pdf27,84 kBAdobe PDFVer/Abrir
4 - Índice de anexos.pdf21,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
Corpo do trabalho final com correcções sugeridas.pdf349,55 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos Relatório Final.pdf19,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.