Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9049
Título: Relatório de atividade e de desenvolvimento pessoal. Avaliação do Desempenho Docente
Autor: Vieira, José Luís Gonçalves
Orientador: Jorge, José Reis
Palavras-chave: supervisão
avaliação
desempenho
escola reflexiva
cooperação
supervision
evaluation
performance
reflective-school
cooperation
Data de Defesa: 2013
Resumo: O ensino, a educação e os sistemas educativos de forma geral têm vindo a assumir uma importância crescente e a serem confrontados com novos desafios, fruto de novos contextos escolares, novas forma de ver e pensar a educação, novas abordagens e novos contextos de aprendizagem. Confrontados com a rápida evolução da sociedade da tecnologia e da informação, urge pensar e reflectir, estabelecendo novas plataformas de ação e intervenção. É neste contexto que a discussão sobre a finalidade e a qualidade do ensino e da educação emergem como novos paradigmas das sociedades atuais. A formação docente, o desenvolvimento profissional ao longo da vida, as estratégias de reflexão-cooperação, de escola reflexiva e de professor reflexivo assumem particular relevância, estabelecendo-se como meios privilegiados de potenciar a ação e o desenvolvimento. A adoção de mecanismos de supervisão, de que a avaliação do desempeno docente, e do desempenho dos alunos, mas também da escola enquanto organização pensante farão parte, reveste-se de especial importância, por se constituir como peça base de todo o trabalho da escola, na sua missão de formar e ensinar. É nesse quadro e neste contexto que entendemos a intervenção da supervisão pedagógica e enquadramos a avaliação do desempenho docente, ainda que, numa perspetiva crítica outras leituras possam ser possíveis.
Teaching, education and the educational systems in general have gained increasing importance and have been confronted with new challenges, new contexts, new ways of seeing and thinking about education, new approaches and new learning contexts. Faced with the rapid evolution of technology and the information society, we need to think and reflect, establishing new platforms of action and intervention. It is in this context that the discussion about the purpose and the quality of teaching and education emerge as a new paradigm of today's societies. Teacher training, professional development, the strategies of reflection-cooperation, reflective school and reflective teacher assume particular relevance, establishing itself as a privileged mean of promoting action and development. The adoption of supervisory mechanisms, of which the evaluation of the teaching performance, and the performance of students, but also of the school as a thinking organization part, are of particular importance, for it is the basic part of all of the schools work, in its mission to train and teach. It is in this framework and in this context that we understand the pedagogical supervision and intervention and we frame the assessment of teaching performance, albeit in a critical perspective further reading may be possible.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9049
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
jose_vieira_mestrado_supervisao.pdf494,11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.