Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9039
Título: A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor: Silva, Filipa
Rodrigues, Maria do Rosário
Botelho, Fernanda
Data: 2014
Editora: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Citação: SILVA, F.; RODRIGUES, M. R.; BOTELHO, F. – A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): [olhares para uma realidade]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2014. [Consult. 25 jun. 2015]. p. 61-71. Disponível em WWW:<URL:www.ese.ips.pt>. ISBN 978-972-8507-23-7.
Resumo: O estudo que deu origem a este artigo, “Fluência de leitura em voz alta – Contributo da utilização de podcasting para o seu desenvolvimento” surgiu no âmbito do curso de Mestrado em educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a unidade curricular de Estágio III. O seu objetivo foi compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas. A audição dos podcasts e a discussão gerada entre os grupos permitiu debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho. Este projeto permitiu perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso ao podcasting foi um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade e precisão de leitura e entoação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9039
Versão do Editor: http://www.si.ips.pt/ese_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F685337461/2_ebook_final_novembro.pdf
Aparece nas colecções:IPS - ESE - DCT - Capítulos em livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A investigação-ação no projeto... básico - pp. 61-71.pdf151,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.