Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9024
Título: Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Dos valores sociais ao valor das palavras
Autor: Frazão, Joana Patrícia Barreiros
Orientador: Araújo, Luísa
Figueira, Joana
Palavras-chave: Valores Sociais
Valor das Palavras
Cidadania
Interpretação de Enunciados
Metodologias
Competências
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este relatório aborda duas grandes problemáticas, as quais se traduzem na abordagem aos valores sociais, no âmbito da valência em Pré-Escolar, e na procura da determinação do real valor/alcance das palavras, na valência de 1.ºCiclo. Começando pela abordagem aos valores sociais, esta traduziu-se num conjunto de etapas, as quais visaram, numa primeira fase, a obtenção de dados. Tal “colheita” de informação foi realizada através da observação, tanto em sala de aula, como no recreio, e traduzia-se na verificação das relações entre as crianças, entre as crianças e a educadora, ou a estagiária, e entre as crianças e auxiliares. A segunda fase passou pela criação de um projeto que visava abordar a referida temática. A esse projeto foi dado o nome de “Saber Viver Comigo e Com os Outros”, tendo este sido constituído por um conjunto de atividades que visavam despertar as necessidades, não apenas a nível individual, mas também de grupo, e o desenvolvimento pessoal de cada criança com base em diversas experiências, numa perspetiva de promover a cidadania. Relativamente à temática do valor das palavras (em sentido lato), começámos, numa primeira fase, com a recolha de dados mediante observação em contexto de sala de aula. Desses dados foi percetível que, de uma maneira geral, as crianças tinham dificuldades na interpretação de enunciados, nem sempre conseguindo compreender aquilo que lhes era pedido e não conseguindo estruturar corretamente as respostas. Tendo em conta que este grupo de crianças do 4.º ano (1.ºCiclo) transitaria, normalmente, no ano seguinte, para o 2.º Ciclo, decidimos realizar um questionário para diagnosticar mais algumas das dificuldades/receios que os mesmos sentiam. Desta forma, trabalharíamos a temática do valor das palavras, ao mesmo tempo que trabalhávamos outras questões relacionadas com a transição para o 5.º ano. Posto isto, foram realizadas um conjunto de atividades relativas aos conteúdos programáticos de 4.º ano, com as quais visávamos incidir sobre o valor das palavras e a transição para a etapa escolar seguinte. Suplementarmente, tentámos ir enquadrando algumas metodologias adequadas a alunos de 5.º ano como forma de preparar o grupo para a referida transição.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9024
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Joana Dos valores sociais ao valor das palavras.pdf664,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.