Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9023
Título: Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Arte com ciência
Autor: Ferreira, Adélia Fernandes
Orientador: Reis, José Jorge
Figueira, Joana
Palavras-chave: Arte
Ciência
Criatividade
Educação
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este relatório pretende apresentar um projeto a que foi dado o título de ―Arte com ciência‖. Pretende reunir alguns dos pontos mais importante ao longo da formação académica, incluindo os estágios efetuados em Instituições Cooperantes. A Instituição Cooperante para o estágio do pré-escolar foi o ―Colégio Planalto‖, enquanto para o 1º Ciclo do ensino básico a Instituição Cooperante foi o ― Colégio Paula Frassinetti‖. O relatório final é um modelo pedagógico de avaliação que pretende reunir instrumentos de identificação e qualificação do ensino-aprendizagem nas várias vertentes. Mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor, poder-se-á relacionar diversas competências do tipo [Professor – Saberes Instituídos – Aluno] bem como [Ensinar – Aprender – Formar] sendo uma mais-valia quando se pretende uma Avaliação Sumativa, ou Avaliação Reguladora, ou ainda uma Avaliação Formativa. São de extrema importância os conceitos teóricos na formação dos educadores/professores, mas não deve haver separação do contacto diretamente com crianças e jovens, por dois motivos: uma deles é a necessidade de evidenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos, o outro é a importância da experiência prática, com a orientação de professor formador e o professor profissional da área a que se destina a sua formação. Em síntese o que irá ser apresentado neste relatório, para além de algumas partes do portefólio do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, também serão feitas algumas referencias a trabalhos apresentados ao longo da formação. Quer isto dizer que não será apenas a compilação dos trabalhos realizados ao longo de um dado período de estágio mas também alguns trabalhos em que se aplicam os princípios fundamentais das outras disciplinas. Algumas das experiencias realizadas nas ciências que fascinam na sua componente cientifica quando são feitas como práticas, nos trabalhos experimentais. O manuseamento de coisas simples do dia-a-dia mostra a arte de bem-fazer, associados à componente científica, como por exemplo, ―a história da vida das abelhas‖, que ao longo das suas vidas, têm uma atividade cheia de arte com ciência. É também interessante verificar como esta temática se liga de forma harmoniosa com a natureza. No estágio do colégio Paula Frassinetti acabou por se estabelecer uma ligação com uma atividade formativa criando um herbário, onde se procurou despertar o interesse na aprendizagem das plantas, evidenciando com um estudo pormenorizado das raízes, caules, folhas, das flores, frutos que compõem o meio natural em que as própria abelhas têm um contributo importante na proliferação das sementes. Em síntese o que irá ser apresentado neste relatório, para além de algumas partes do portefólio do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, também serão feitas algumas referencias a trabalhos apresentados ao longo da formação. Quer isto dizer que não será apenas a compilação dos trabalhos realizados ao longo de um dado período de estágio mas também alguns trabalhos em que se aplicam os princípios fundamentais das outras disciplinas
This final report aims to present a project that was given the title of “art with science". It aspires to bring together some of the most important points along the academic training, including traineeships made in Cooperating Institutions. During the pre-school intervention the Cooperating Institution was the "Colégio Planalto", while the Cooperating Institution for the primary education intervention was the "Colégio Paula Frassinetti". The report is a teaching evaluation model that aims to gather tools for the identification and qualification of the teaching-learning in the various aspects. By evaluating the performance of the students and the teacher, this may transmit various competences of witch [ Teacher - Knowledge Instituted - Student ] and [ Teaching - Learning - Training ] this is an asset when you want one Summative Assessment, or Regulatory Evaluation, or a Formative Evaluation. It is extremely important the theoretical concepts in the training of educators/teachers, but there should be no separation of the contact directly with children and young people, for two reasons: one of them is the need to demonstrate the practical application of theoretical concepts learned and the other is the important practical experience with the guidance of professional teachers and teacher trainer who is directly intended in the area of their training. Some of the experiments produced in the area of sciences, which are fascinating by its scientific component, where worked in class. The usage of simple day -to-day things shows the art of well-doing and component associated with science, for example, " A história da vida das abelhas ", that throughout their lives have an activity filled of art with science. It is also interesting to see how this issue connects harmoniously with nature. During the intervention of the college Paula Frassinetti we eventually establish a connection with a formative activity of creating a herb garden, where we tried to rouse interest in learning about the plants, eliciting a detailed study of the roots, stems, leaves, flowers, fruits and make up the natural environment in which bees itself have an important contribution in proliferation of seeds . In summary this will be presented throughout this final report, apart from some parts of the portfolio of pre-school and primary education which are also made by some references to papers presented during training. This means that not only is the compilation of the work carried out over a period of internship but also some studies that apply the fundamental principles of other disciplines.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9023
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e em Educação do 1º Ciclo
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese final.pdf4,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.