Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9013
Título: Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: Dos omportamentos e atitudes para a autoconfiança na aprendizagem
Autor: Almeida, Stephanie Liliana Braz Lopes de
Orientador: Araújo, Luísa
Figueira, Joana
Palavras-chave: Comportamentos,
Atitudes
Autoconfiança
Aprendizagem
Behaviors
Attitudes
Self-confidence
Learning
Data de Defesa: 2014
Resumo: O estágio para a obtenção do grau de Mestre em educação Pré-escolar e 1º ciclo, foi realizado respetivamente no Externato Maristas, localizado em Lisboa (Pré- Escolar) e no Colégio da Torre em Paço d’Arcos (1º ciclo). Em cada um dos estágios, primeiramente foi analisado o grupo de crianças de forma a ser possível destacar uma problemática/área de intervenção em específico de forma a intervir de uma forma positiva e enriquecedora. Dessa forma, foi possível destacar áreas de intervenção para cada valência sendo essas: “Atitudes, comportamentos e valores a ter no último ano no jardim-de-infância” (área de intervenção em Pré-Escolar) e “Confiança na nossa Aprendizagem” (área de intervenção em 1º ciclo). Assim, há alguns instrumentos que permitiram a análise dos grupos de intervenção, nomeadamente recorreu-se à observação, a conversas com a educadora / professora cooperante e ao preenchimento de grelhas de avaliação. Relativamente ao registo de informação de dados, refere-se que foi realizada através do registo de grelhas elaboradas segundo Estrela (2008). Após terem-se definido as principais áreas de intervenção, foram planificadas as respetivas atividades que tiveram como objetivo tentar alcançar o melhor aproveitamento em cada um dos grupos. O estágio de um modo geral, permitiu aprofundar os conhecimentos teóricos já detidos e aplicar em contexto prático as teorias referidas ao longo do curso e verificar a sua aplicabilidade, bem como permitir o enriquecer quer a nível pessoal, quer profissional.
The internship for the degree of Master of Education in Pre-school and Primary school education was performed respectively in Externato Maristas, located in Lisbon (Pre-school) and the Colégio da Torre in Paço d'Arcos (Primary school). In each internship, the groups of children were analyzed in order to be able to highlight a problematic / intervention area in order to intervene in a positive and enriching way. That made it possible to determine a intervention area for each internship being : " Attitudes, behaviors and values to have in the last year of kindergarten " (intervention in Pre-school ) and " Trust in our Learning " ( intervention in primary education ). Thus, there were some instruments that allowed the analysis of the intervention groups, particularly appealed to the observations, conversations with the teacher / educator and filling in of evaluation grids. In regards to the data registered this was conducted by recording grids prepared in accordance to Estrela (2008 ) . After having set up the main areas of intervention, there was a planning of activities that was aimed at trying to achieve the best results in each group. The Internship generally allows the theoretical knowledge already held and applies the theory in a practical manner, mentioned throughout the course and confirms that its context is applicable and allows either personal or professional enrichment.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9013
Designação: Mestrado em Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPA FINAL.pdf36,93 kBAdobe PDFVer/Abrir
Agradecimentos.pdf35,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Stephanie Lopes de Almeida. Relatório Final.pdf820,97 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.pdf1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.