Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9010
Título: Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: Descobrindo Portugal com os sentidos
Autor: Gonçalves, Vanessa
Orientador: Araújo, Luísa
Palavras-chave: Pré-Escolar
Primeiro Ciclo
Aprendizagem
Preschool
First Cycle and Learning
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente relatório surge no âmbito de dois estágios realizados durante o mestrado de qualificação para a docência em Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Estes foram realizados no Colégio de São Tomás com uma turma de Pré-escolar com idades entre os 3 e os 4 anos e com uma turma do Primeiro Ciclo, do 1.º Ano do Ensino Básico. Este Colégio assenta sobre dois modelos pedagógicos: para a língua portuguesa, apoia-se no modelo João de Deus e para a matemática adota o modelo de Singapura. Assim sendo, na minha prática pedagógica apoiei-me nestes dois modelos, tanto para o Pré-Escolar como para o 1.º Ano, do Ensino Básico. O tema da minha tese é então descobrindo Portugal pelos sentidos, pois no Pré-Escolar o trabalho desenvolvido foi no conhecimento do nosso país – Portugal. A prática desenvolvida no Pré-Escolar, foi uma prática interdisciplinar, onde visualizávamos sempre um filme de conhecimento sobre a região que iriamos conhecer, criado pela estagiária, depois provávamos, usando o nosso paladar, algo típico da região em questão e depois criámos um trabalho de expressão plástica para conhecer um monumento típico também da região em questão e depois trabalhávamos a disciplina de matemática e português com materiais e/ou ilustrações típicas de cada região. No Primeiro Ciclo, com o 1.º Ano, temos um horário e metas que temos de atingir, desta forma segui o planeamento das aulas e apesar de termos aprendido as letras, termos aprendido a interpretar textos e realizado problemas matemáticos, descobrimos também, os cincos sentidos através de experiencias e jogos. Houve duas atividades desenvolvidas, o jogo da glória e a escrita e ilustração de um livro com a vida de Jesus, que foram realizadas em ambas as valências, mas no Primeiro Ciclo o grau de dificuldade foi superior. A prática desenvolvida teve influências de modelos de ensino como: Modelo Reggio – Emilia (envolvimento da comunidade, encarregados de educação no ambiente escolar); Modelo de Maria Montessori (Pré-Escolar); Modelo Comportamentalista de Skinner (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo); Modelo Pedagógico Cognitivista de Jean Piaget (Primeiro Ciclo).
This report talks about two internships during the Masters qualification for teaching in Preschool and First Primary School. The internships was in College of St. Thomas with a class of Preschool aged 3 and 4 years and with a class of first cycle, 1. º Year of Basic Education. This College is based on two pedagogical models: for Portuguese is based on João de Deus and mathematics adopts the model of Singapore. Therefore, in my teaching I had relied on these two models, both for the Preschool as for 1. º year of formal education . The topic of my project is discovering Portugal by the senses, as in Preschool work was developed in the knowledge of our country - Portugal and all of it areas. The practice developed in Preschool, was an interdisciplinary practice, where we saw a movie about the area that we would worked about, created by me, then we taste something typical of that area and then we created a plastic job expression to meet a typical monument also from the region in question and then worked the discipline of mathematics and Portuguese with other materials. In the first cycle, with 1. º year , we had a schedule and goals that we must achieve in this way follow the planning of lessons and although we learned the letters. We have learned to interpret texts and performed mathematical problems; we find also the five senses through games and experiments. There were two activities developed in bout cycles: the glory game and writing and illustrating a book with Jesus life. In the first cycle the difficulty degree was higher. The practice developed had influences in some models such as Model Reggio - Emilia ( community involvement , parents in the school environment ) ; Model Maria Montessori ( Pre - School ) ; Model Behaviorist Skinner ( Preschool and First Cycle ) , Pedagogical Model Cognitive Jean Piaget ( First Cycle ).
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9010
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1capa,contracapa,indices,resumos.pdf257,97 kBAdobe PDFVer/Abrir
2relatório final vanessa g..pdf407,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
3Anexos RF - Vanessa.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.