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Título: Avaliação da carga de trabalho mental do piloto militar
Autor: Alves, Joaquim Manuel Ribeiro
Orientador: Pereira, Marta Sofia de Oliveira
Palavras-chave: Carga de trabalho mental
Piloto
Missão
Complexidade
NASA-TLX
Mental workload
Pilot
Mission
Complexity
Data de Defesa: 2012
Resumo: A presença de novas tecnologias nos atuais vetores aéreos, aliadas às capacidades acrescidas de operação dos sistemas e às necessidades de cumprir a missão, coloca enormes exigências no piloto militar. Essas exigências podem originar intensas cargas de trabalho mental e provocar alterações no desempenho do piloto. Com a intenção de contribuir para o aumento do conhecimento neste âmbito, objetivou-se neste estudo, avaliar o trabalho do piloto militar na execução das suas missões específicas, visando estabelecer relações entre a carga de trabalho mental e a sua função de comando. Para o cumprimento do objetivo, foi estudado um grupo de pilotos da Força Aérea Portuguesa, pela aplicação de metodologia de medição subjetiva de carga de trabalho mental, nomeadamente a técnica designada de NASA-TLX. Identificaram-se dois grupos distintos, piloto comandante e copiloto, tipologias de missão com caraterísticas diferentes, associadas ao nível de complexidade. No final das missões foi aplicada a técnica subjetiva de medição da carga de trabalho mental. Os resultados revelaram que as missões consideradas menos complexas apresentaram níveis globais de carga de trabalho menores, não existindo variações significativas de níveis de carga de trabalho mental entre os pilotos comandantes e copilotos, e que os níveis apresentados se situaram dentro de valores médios. Verificou-se também que a exigência temporal foi a que mais contribuiu para a valoração do nível global de carga de trabalho mental dos pilotos, na execução das suas missões em contexto real.
The presence of new technologies in the current aerial vectors, combined with the increased capabilities of operating systems and to fulfill the requirements of the mission, places enormous demands on the military pilot. Those demands can lead to intense mental workload and cause changes in pilot´s performance. With the intention of contributing to increase knowledge in this context, the aim of this research was to evaluate the work of the military pilot in the execution of their specific missions, to establish relationships between mental workload and its command function. To fulfill the objective, was investigated a group of Portuguese Air Force pilots, by applying a methodology for evaluation of mental workload, specifically the subjective technique known as NASA-TLX. Were identified two distinct groups, commander pilot and copilot, mission types with different characteristics, associated with the level of complexity. At the end of the missions the technique for measuring mental workload were applied. The results showed that the missions considered less complex exhibited global levels of lower workload, with no significant variations in the levels of mental workload between commander pilots and copilots, and that the levels shown were within average values. It was also found that the temporal demand was the largest contributor to the valuation of the overall level of mental workload of pilots, in carrying out their missions in a real context.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9008
Designação: Mestrado em Fatores Humanos em Sistemas Tecnológicos de Transportes
Aparece nas colecções:ISEC - ETEA - Mestrado em Factores Humanos em Sistemas Tecnológicos de Transportes

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