Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8950
Título: As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural
Autor: Rodrigues, Maria do Rosário
Palavras-chave: 1º Ciclo
Tecnologias de informação e comunicação
Internet
Rural
Escola rural
Escolas de pequena dimensão
Primary Schools
Information and communication technologies
Internet
Rural
Rural school
Small schools
Data: 2010
Editora: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Resumo: Uma parte significativa do território português tem características rurais ou predominantemente rurais o que significa que muitas escolas portuguesas, estão inseridas em meio não urbano. Neste artigo procura-se identificar o que é uma zona rural e uma escola rural, discutindo algumas das suas características. Face às características peculiares destas escolas, à revisão de literatura efectuada e de alguma experiência que possuímos, procurou-se reflectir sobre as vantagens e desvantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nestes contextos educativos, não só em sala de aula, mas também como instrumento facilitador da relação entre a escola e a comunidade. As conclusões que retiramos apontam para um papel que, não sendo consensual, parece importante em qualquer uma destas áreas.
A significant part of the Portuguese territory has rural characteristics, or is predominantly rural, which also means that many Portuguese schools are located in non-urban areas. With this paper we intend to identify what is the meaning of a rural area and a rural school, by discussing some of its features. Given the peculiar characteristics of these schools, the literature reviewed and some experience that we have, we tried to reflect on the advantages and disadvantages of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in these educational contexts, not only within the classroom, but also as a tools to help the development of relationship building between the school and the community. The conclusions we draw are pointing to a role that, even though is not consensual, seems important in any of these areas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8950
ISSN: 1647-3078
Versão do Editor: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/29
Aparece nas colecções:IPS - ESE - DCT - Artigos científicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio rural - pp. 88-102.pdf837,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.