Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8934
Título: Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
Autor: Rodrigues, Maria do Rosário
Grácio, João
Palavras-chave: TIC
1º CEB
Aprendizagem
Highly
ICT
Primary school
Learning
Data: 2013
Editora: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Resumo: Este artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas.
This article emerges as an argument for reflection on some activities that have promoted the educational use of ICT. This experience has occurred in 2012/2013, in a Primary school where computers weren’t frequently used by the students. The main goal of this experience was the adoption by the teachers of a different meth-odology regarding the use of ICT with their students, centered in small projects. The main project was initiated with some not curricular activities and when the teachers felt more confident when using ICT with the students, there were somecurricular issues that were broached. In this article, we intend to reflect about the experience, how it was organized and the changes that occurred on the students’ learning process. As a main result, we can asseverate the responsible attitude re-garding the internet’s use and the will to co-operate in all the activities.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8934
ISSN: 1647-3078
Versão do Editor: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/60
Aparece nas colecções:IPS – ESE – IPS - ESE - Revista Mediações - Vol. 2, No. 1
IPS - ESE - DCT - Artigos científicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos... básico - pp. 20-32.pdf236,47 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.