Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8927
Título: Relatório do estágio de ensino da prática pedagógica supervisionada. O estudo e a produção de textos funcionais, privilegiando os textos instrucionais
Autor: Lago, Inês Filipa dos Santos Velez Nunes
Orientador: Santos, Maria de Fátima da Palma Janeiro Lopes dos
Data de Defesa: 2013
Resumo: Ao longo dos três semestres, inseridos no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram realizados dois estágios de intervenção, inseridos na disciplina de Prática de Ensino Supervisionada I, II e III. Nos dois primeiros semestres desenvolvi um estágio na Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância da Rua Jau, em Lisboa, em contexto do Ensino Pré-escolar. O grupo era constituído por 22 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 3 aos 5 anos. O último estágio, em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorreu durante o terceiro semestre, foi realizado na Escola Básica n.º 31 do Lumiar, em Lisboa. A turma de 3º e 4º ano era composta por 26 elementos. Com a elaboração deste relatório pretendo apresentar as Instituições e grupos com os quais me encontrei durante os estágios e descrever e refletir sobre os trabalhos que desenvolvi, em conjunto com as crianças. Exponho também uma problemática relacionada com os diferentes níveis de desenvolvimento do grupo, devido às diferentes idades que existiam na sala do pré-escolar. Por fim, apresento o projeto realizado com a turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Over the three semesters, inserted in the Masters Degree for Teaching in Pre-school Education and Primary School, there were two internships, inserted in the discipline of Supervised Teaching Practice I, II and III. In the first two semesters the internship took place at Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância da Rua Jau, in Lisbon, in the context of Preschool Education. The group consisted of 22 children of both sexes, aged 3 to 5 years. The internship in the context of the 1st Cycle of Primary Education, held during the third quarter, was held at Escola Básica n.º 31 do Lumiar, in Lisbon. The class of 3rd and 4th year was composed of 26 elements. With this report I intend to introduce the institutions and groups with whom I met and describe and reflect on the work that I developed, together with the children. I also expose a problem that was related to the different levels of development of the group, due to the different ages that existed in the pre-school room. And finally, I present the project I prepared to implement with the class the Primary School.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8927
Designação: Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
trab.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.