Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8921
Título: Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada. A aprendizagem da leitura e da escrita como instrumento fundamental de comunicação entre todos
Autor: Rebelo, Vanessa Alexandra Sousa
Orientador: Santos, Maria de Fátima
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório reflete o trabalho pedagógico realizado ao longo do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tendo por base os estágios realizados ao longo deste Mestrado, o relatório apresenta, resumidamente, todo o trabalho desenvolvido na prática pedagógica, havendo referência a um conjunto de atividades mais significativas realizadas em cada estágio, bem como um trabalho de investigação (encontrando-se dividido em dois capítulos). O capítulo I é referente ao ensino Pré-Escolar, sendo o estágio desenvolvido numa sala de três anos. Neste capítulo discute-se uma problemática cujo tema é o ensino do português como língua não materna. A motivação desta foi a presença no grupo de uma criança chinesa, que não falava português. O capítulo II é referente ao ensino do Primeiro Ciclo, sendo o estágio desenvolvido com uma turma do segundo ano. Neste capítulo é apresentado um projeto intitulado: A ler e a escrever vamos aprender. Este surgiu devido ao pouco interesse que os alunos revelaram pela disciplina de Língua Portuguesa. Neste sentido o relatório é o reflexo do meu percurso como aluna de Mestrado, onde se encontra descrito um pouco do meu desenvolvimentos como futura docente.
This report represents the pedagogic work done during the Master’s Degree in Qualification for Pre-School and Primary School First Cycle Teaching. Having for basis the internships performed during the Master’s Degree, this report presents, in sum, all the developed work during the pedagogical practice refering to a set of activities more meaningful done in each internship, as well as some rescord. Chapter I refers to Pre-School teaching, in which the internship was developed with threen year old children. In this chapter the discussed issue is the learning/teaching of second language. This is due to the presence of a chinese child, in the group, who didn’t speak portuguese. Chapter II refers to First Cycle, in which the internship was developed with a second grade class. This chapter refers a project named: “Reading and writing we’ll learn”. This arouse because of the poor interest revealed by the children for the subject of Portuguese Language. iii This report mirrors my journey as a Master’s Degree student and describes my development as a future teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8921
Designação: Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório final.pdf374,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
capa.pdf124,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
anexos.pdf4,17 MBAdobe PDFVer/Abrir
indices.pdf159,65 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.