Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8913
Título: Relatório final da prática de ensino supervisionada.Linguagem Oral e Comunicação em Contexto Pré-Escolar
Autor: Pereira, Sara Raquel Ramalho
Orientador: Tavares, Sandra Duarte
Mestre, Amélia
Palavras-chave: Linguagem
linguagem oral
linguagem escrita
comunicação
aprendizagem
Data de Defesa: 2014
Resumo: O Relatório Final de Estágio, apresentado ao Instituto Superior de Educação e Ciências, destina-se a apresentar o contexto de estágio realizado no Jardim-de-Infância Adriano Correia de Oliveira, entre outubro de 2013 e junho de 2014. Este estágio começou com uma primeira fase de observação, passando depois por outra de intervenção, para a qual foi definida uma área de intervenção prioritária: “Linguagem oral e comunicação em contexto pré-escolar”. A escolha deste tema surgiu de dificuldades detetadas na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, durante a fase de observação. Foram então propostos três objetivos a atingir no final do estágio: I Promover a comunicação entre as crianças do grupo; II. Promover a comunicação entre as crianças e os adultos; III. Desenvolver a linguagem oral. Após a escolha da área de intervenção e da proposta dos objetivos a atingir no final da nossa prática pedagógica definimos as estratégias de implementação a adotar, como dinamizar mais atividades em grande grupo, não esquecendo cada criança, individualmente, tentando privilegiar a comunicação e promovendo a linguagem oral, para que estas possam, gradualmente, interagir com as restantes crianças do grupo e com os adultos, participando nas atividades propostas. Como resultado, a comunicação passou a ser uma constante na dinâmica de trabalho do grupo, em sala, e nas suas brincadeiras. Através destas estratégias verificou-se melhorias na forma de comunicação e na linguagem de algumas crianças do grupo. Apesar de não terem sido ultrapassadas todas essas dificuldades, foi notório o envolvimento das crianças nas atividades propostas ao longo da prática pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8913
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final - Sara Pereira - Linguagem Oral e Comunicação em Contexto Pré-Escolar.pdf962,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Conhecimento do Mundo.pdf272,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Expressões.pdf452,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Formação Pessoal e Social.pdf261,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.pdf190,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Matemática.pdf337,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Conhecimento do Mundo.pdf270,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Expressões.pdf450,9 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Formação Pessoal e Social.pdf259,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (1).pdf189,11 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Matemática.pdf335,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião de avaliação da organização do espaço.pdf105,25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião de avaliação da organização do tempo.pdf102,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião para avaliação dos materiais expostos nas paredes das salas de jardim de infância.pdf114,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
Planificação Curricular Anual.pdf481,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
Planta da Sala.pdf119,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório diário 3 junho 2014.pdf244,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório diário 5 fevereiro 2014.pdf239,14 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório diário 5 novembro 2013.pdf212,24 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório diário 11 de junho 2014.pdf340,41 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório diário 11 novembro 2013.pdf212,02 kBAdobe PDFVer/Abrir
Tabela de análise das competências relativas à área de intervenção.pdf198,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.