Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8887
Título: Intervenção não-formal de inclusão de estudantes angolanos: novos desafios, novas realidades, novas respostas
Autor: Pinto, Paulo Feytor
Palavras-chave: Português angolano
Linguagem académica
Competências linguístico-comunicativas
Angolan portuguese
Academic language
Linguistic and communicative skills
Data: 2013
Editora: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Resumo: Neste texto apresenta-se um projeto de inclusão de estudantes angolanos no ensino superior português. Estes estudantes têm um repertório linguístico-comunicativo que os distingue claramente dos seus colegas: falam e escrevem em português angolano, não têm qualquer contacto anterior com a interação oral em português europeu e a experiência de escolarização em Angola não lhes possibilitou o desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas exigidas no ensino superior português. Com base neste perfil sociolinguístico, foi organizada uma oficina, cujos tutores são estudantes escolarizados em Portugal, tendo em vista, além da integração na comunidade académica, o desenvolvimento das seguintes competências: compreensão, expressão e interação oral, leitura de textos e de imagens, reflexão sobre o funcionamento da língua em contexto de leitura e três modalidades de produção escrita.
In this paper we present a program for the inclusion of Angolan students in Portuguese higher education. These students have a communicative and linguistic repertoire that clearly distinguishes them from their peers: they speak and write in Angolan Portuguese, they have had no previous contact with oral interaction in European Portuguese and their schooling experience in Angola has not developed language and communication skills required in Portuguese higher education. Based on this sociolinguistic profile, a workshop was organized aiming at the development of the following skills: oral comprehension, expression and interaction, reading texts and images, language awareness in reading context and three types of writing production. To better promote the integration of the Angolan in the academic community, the workshop tutors are peer students educated in Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8887
ISSN: 1647-3078
Versão do Editor: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/51
Aparece nas colecções:IPS – ESE – IPS - ESE - Revista Mediações - Vol. 2, No. 1
IPS - ESE - DCCL - Artigos científicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Intervenção não-formal de inclusão de estudantes angolanos - pp. 45-63.pdf517,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.