Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8882
Título: PNEP: contributos para o desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico
Autor: Botelho, Fernanda
Sequeira, Ana Pires
Solla, Luísa
Palavras-chave: Profissionalidade docente
Competência comunicativa
Portefólio reflexivo
Formação de formadores e de professores
Inovação
Autonomia
Métier d'enseignant
Compétence communicative
Portefólio réflexif
Formation de formateurs
Formation de professeurs
Innovation
Autonomie
Data: 2010
Editora: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Resumo: O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) é um programa de forma-ção para professores do 1º ciclo do Ensino Básico com uma forte coesão a nível nacional no que se refere ao seu formato programático - conteúdos e metodologia global de execução, mas cujo desenvolvimento regional permite a cada instituição uma marca pessoal conforme à identidade profissional e formativa. Deste modo e a partir de uma breve caracterização deste programa de formação, que se perspec-tiva em duas vertentes – formação de formadores e formação contínua de profes-sores, neste artigo evidenciaremos margens de autonomia e inovação no desenvol-vimento do PNEP no Núcleo Regional de Setúbal que, em nossa opinião, consti-tuem marcas expressivas da profissionalidade docente dos professores envolvidos neste programa. Neste contexto, destacaremos como marcas de identidade da intervenção deste núcleo o desenvolvimento da competência comunicativa e da competência profissional dos professores, reflectidas na concepção e organização do portefólio e na participação na Sessão Plenária Regional. Apresentaremos alguns exemplos destes dispositivos de formação, avançando um conjunto de argumentos que os sustentam por si, analisando por que constituem margens de autonomia na consecução do PNEP a nível regional e por que razões consideramos a sua utilização inovadora e favorecedora do desenvolvimento profissional.
Le Programme National pour l’Enseignement du Portugais (PNEP) est un programme de formation pour les professeurs des écoles avec une forte cohésion au niveau national en ce qui concerne les contenus et la méthodologie globale d’exécution, mais dont le développement régional permet à chaque institution d'introduire une marque personnelle propre à son identité professionnelle et formative. De cette manière et en partant d’une courte caractérisation de ce programme de formation dans ses deux volets - formation de formateurs et formation continue de professeurs - cet article mettra en évidence les marges d’autonomie et d’innovation du développement du PNEP dans le Réseau Régional de Setúbal et qui, dans notre opinion, constituent des marques expressives du métier d'enseignant des professeurs participant à ce programme. Dans ce contexte, on relèvera comme marques d’identité de notre Réseau le développement de la compétence communicative et de la compétence professionnelle des enseignants, rendues visibles dans la conception et organisation du portfolio et dans leur participation à la Session Plénière Régionale. Nous présenterons quelques exemples de ces dispositifs de formation, en analysant les raisons de ses caractéristiques d’autonomie dans l'organisation du PNEP au niveau de Setúbal et les raisons par lesquelles nous considérons son utilisation innovatrice et favorable au développement professionnel.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8882
ISSN: 1647-3078
Versão do Editor: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/34
Aparece nas colecções:IPS – ESE – IPS - ESE - Revista Mediações - Vol. 1, No. 2
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