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Título: Relatório final da prática de ensino supervisionada.Competências Sociais em crianças de três anos. As histórias, uma estratégia facilitadora
Autor: Silva, Carla Maria dos Santos
Orientador: Jorge, José Reis
Palavras-chave: Competências sociais
histórias infantis
aprendizagem pela ação
área da formação pessoal e social
transversalidade
Data de Defesa: 11-Jul-2014
Resumo: O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende espelhar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado numa sala de jardim-deinfância da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Tendo como título “ Competências sociais em crianças de três anos: As histórias, uma estratégia facilitadora”, o tema do relatório apresentado surge após a observação do contexto de intervenção, onde se constatou, que as crianças que constituíam o grupo apresentavam algumas fragilidades na área da formação pessoal e social, nomeadamente, na partilha, no cumprimento de regras, na resolução de conflitos, no respeito pelo outro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender as dificuldades sentidas pelo grupo, com base em algumas teorias psicológicas de desenvolvimento. Foram delineadas várias estratégias e situações de aprendizagem com o intuito de sensibilizar e promover no grupo o desenvolvimento dessas competências. As histórias infantis constituíam um fator de motivação para as crianças, desta forma revelaram-se um valioso instrumento para abordar o tema em questão de uma forma transversal às diversas áreas de conteúdo. No decorrer da intervenção e tendo como referencial pedagógico o modelo High/Scope, valorizou-se a ação da criança, acreditando que esta é um elemento ativo no seu processo de aprendizagem, cabendo ao adulto criar um clima de apoio baseado em interações positivas. A intervenção evidenciou uma evolução positiva para o grupo, no entanto considera-se essencial trabalhar esta problemática de forma contínua, pois o desenvolvimento destas competências ocorre de forma gradual.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8819
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré- Escolar
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar

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