Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8809
Título: Relatório final da prática de ensino supervisionada:Conviver com Regras na Educação Pré-Escolar
Autor: Neves, Raquel Oliveira Caroço das
Orientador: Pratas, Helena
Mestre, Amélia
Palavras-chave: Educação pré-escolar
regras no jardim-de-infância
convivência
Data de Defesa: 15-Jul-2014
Resumo: Este relatório de final de estágio apresentado ao Instituto Superior de Educação e Ciências tem como objetivo relatar oito meses de estágio no jardim de infância Adriano Correia de Oliveira, entre outubro de 2013 e junho de 2014, com um grupo heterogéneo (3 a 5 anos). Na primeira fase do estágio houve um período de adaptação e só depois desta fase se deu início à fase de intervenção após a definição de uma área de intervenção prioritária: “Conviver com Regras na Educação Pré-escolar”. A escolha desta temática surgiu pela observação da necessidade que as crianças tinham de conhecer e interiorizar o cumprimento de regras para o bom funcionamento do grupo na sala de jardim-de-infância. Os dois grandes objetivos a atingir até ao final do estágio foram:  Conhecimento das rotinas da sala.  Implementação de regras de boa convivência e cooperação. Ao longo do estágio, implementaram-se estratégias e desenvolveram-se atividades que permitiram a evolução significativa do comportamento das crianças, que passaram a conseguir resolver os seus conflitos pessoais, adquirindo mais atitudes de cooperação que se traduziram numa melhor convivência entre o grupo. A criação de rotinas diárias revelou-se de extrema importância uma vez que o grupo ficou a saber o que se faz em cada momento da manhã, conseguindo perceber a sequência da manhã, algo intencionalmente planeado pelo educador, como defendem as OCEPE (1997).
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8809
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório.Raquel Neves. Conviver com Regras na Educação Pré-Escolar.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Conhecimento do Mundo.pdf306,18 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Expressões.pdf493,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Formação Pessoal e Social.pdf294,48 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.pdf296,86 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Diagnóstica Matemática.pdf367,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Conhecimento do Mundo.pdf305,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Expressões.pdf493,02 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Formação Pessoal e Social.pdf304,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.pdf296,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Avaliação Final Matemática.pdf367,32 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião de avaliação da organização do espaço.pdf106 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião de avaliação da organização do tempo.pdf102,56 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião para avaliação dos materiais expostos nas paredes das salas de jardim de infância.pdf119 kBAdobe PDFVer/Abrir
Planificação Curricular Anual.pdf479,77 kBAdobe PDFVer/Abrir
Planta Final Sala.pdf95,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
Planta Inicial Sala.pdf95,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório Diário.03.06.2014.pdf341,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório Diário.14.01.2014.pdf340,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório Diário.18.11.2013.pdf215,38 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório Diário.22.10.2013.pdf311,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório Diário.25.11.2013.pdf343,74 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório Diário.28.10.2013.pdf210,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.