Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8775
Título: Comunicar em turismo virtual: estudos de caso: Eat & Travel e World of Discoveries
Autor: Tavira, Vanessa Soares
Orientador: Ambrósio, Vítor
Palavras-chave: Tecnologia
Comunicação
Marketing
Produto turístico
Turismo virtual
Technology
Communication
Tourism product
Virtual tourism
Data de Defesa: Out-2014
Resumo: Vivemos numa sociedade onde o ritmo a que se dá a evolução é muito veloz, e a busca pela diferença, inovação e criatividade está cada vez mais em voga. Comunicar não basta, é necessário criar um conjunto de estratégias comunicacionais e aliá-las a outros setores, de forma a ser constituído um produto e/ou serviço que se destaque da concorrência. Apresentado este quadro de competitividade dos mercados, vem acentuar-se uma elevada importância na divulgação da informação, mas também no desenvolvimento de técnicas e ferramentas estratégicas, como o marketing ou a promoção turística. O marketing tem a capacidade de se colocar no centro de uma empresa, de estudar as necessidades ou futuros desejos dos consumidores, adaptar-se ao mercado onde está inserido e definir um amplo plano de ação. Porém, e considerando a era digital em que vivemos, o e-marketing tem que ser considerado como a nova e importante ferramenta do futuro. As tecnologias vieram beneficiar grande parte da vida dos seres humanos, mas com esta evolução veio também um sentido de alerta para a concorrência. O mundo está no digital, e atualmente estamos em qualquer parte do mundo apenas com um dique. É imperativo que o mercado, em especial o mercado turístico se adapte e encare o mundo digital como uma mais-valia. Aliando o turismo e tecnologia surge no mercado um novo produto turístico, um nicho de mercado, o turismo virtual. Este tem a capacidade de proporcionar experiências a todas as pessoas, independentemente das suas capacidades físicas ou mentais. É da experiência, do novo e do invulgar que surge o turismo virtual, pretendendo não só ser uma aposta sustentável, mas também acessível. Além das áreas de estudo presentes nesta dissertação, como sendo a comunicação, o marketing, o mundo digital, os produtos turísticos e o turismo virtual, inclui também uma metodologia bem definida. Esta metodologia conta com a explanação de dois casos de estudo relevantes para a investigação, fazendo uso de uma observação direta e participada. Como forma de complemento, a autora considerou pertinente a realização de quatro entrevistas a pessoas diretamente relacionadas com as empresas em questão. Os casos de estudo são a empresa Eat&Travel e o museu interativo e parque temático da cidade do Porto, o World of Discoveries. As conclusões têm também um papel importante nesta dissertação, como sendo o local onde existe uma maior reflexão por parte da autora. É também o local onde se assume as limitações ao estudo e se aborda propostas de temas para futuras investigações.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8775
Designação: Dissertação de Mestrado em Turismo e Comunicação
Aparece nas colecções:ESHTE - Dissertações de Mestrado

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