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Título: Políticas de integração de alunos que têm o português como língua não materna Projeto de Intervenção Contributo para a integração dos alunos de PLNM no 1ºCiclo
Autor: Barata, Rui Miguel Leitão
Orientador: Almeida, Ana Patrícia
Palavras-chave: Políticas Educativas
Português Língua Não Materna
Português como língua de acolhimento
Alunos estrangeiros
Perfis Linguísticos
Bilingue
Unilingue
Políticas de integração e Imigração
Educational Policies
Not Maternal Portuguese Language
Portuguese as the host language
Portuguese as a second language
foreign students
Profiles Language
Bilingual
monolingual
integration policies / host and Immigration and levels of language proficiency
Data de Defesa: 13-Jul-2012
Resumo: As mudanças ocorridas na sociedade portuguesa, nas últimas décadas, colocam às escolas desafios constantes. Num esforço suplementar, estas instituições procuram fazer da diversidade cultural um fator de coesão e de integração. Cada vez mais o PLNM1 faz parte do quotidiano de algumas escolas do nosso país e como tal, o fator integração revela-se não só como um agente de inclusão, bem como agente de grande influência no sucesso educativo dos alunos em que o português não é a sua língua materna. Este trabalho de projeto procura ir ao encontro de uma necessidade pedagógica, sentida pelo corpo docente do agrupamento horizontal X, no que concerne a processos e mecanismos de integração de alunos estrangeiros nas escolas do 1ºCEB2. Tendo por base a análise dos questionários dos docentes do agrupamento de escolas X, no que respeita à integração dos alunos, formação e práticas pedagógicas ao nível do PLNM, foi concebido este projeto. Em boa verdade, visa sugerir propostas de atividades, não apenas na integração dos alunos que têm o PLNM, mas também ir de encontro às necessidades de formação dos professores e práticas pedagógicas ou a outros problemas, parcelares, identificados a partir do diagnóstico. Optou-se, desta forma, por uma metodologia de trabalho de projeto de natureza qualitativa, dividido em duas grandes fases: a primeira fase, de diagnóstico, que consistiu na aplicação de um questionário a todos os docentes do agrupamento e numa análise documental; a segunda fase, decorrente da análise dos dados recolhidos através do diagnóstico, composta pela conceção de um projeto que permitisse dar resposta aos problemas identificados na fase anterior. Após a análise dos resultados obtidos, tornou-se fulcral conceber um projeto que fosse ao encontro à questão de partida: Que políticas educativas e que atividades adotar no agrupamento X, de forma a integrar os alunos que têm o PLNM?
The changes in Portuguese society in recent decades, pose constant challenges to schools. In an additional effort, these institutions seek to make cultural diversity a factor of cohesion and integration. Increasingly PLNM3 is part of everyday life for some schools of our country and as such, the integration factor reveals itself not only as an agent of inclusion, as well as an agent of great influence on the educational success of students in which Portuguese is not their mother language. This research project seeks to meet an educational need, felt by the teaching staff of the horizontal group X, in what concerns the processes and mechanisms of integration of foreign students in elementary school. This project was conceived based on the analysis of questionnaires from teachers in school group X, as regards the integration of students, training and teaching practices at the level of PLNM. This assignment, seeks to suggest proposals for activities not only having in mind the integration of students who have PLNM, but also meet the education needs of teachers and teaching practices or other individual problems, identified from the diagnosis. It was decided, therefore, a methodology for design work of a qualitative nature, divided into two phases: the first stage of diagnosis, which consisted of a questionnaire to all teachers in the group and document analysis, the second phase, resulting from analysis of data collected through the diagnosis, made by creating a project that would allow to address the problems identified in the previous phase. After analyzing the results, it became crucial to design a project that would meet the initial question: What educational policies and activities should group X take, in order to integrate students who have PLNM?
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8764
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional

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