Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8734
Título: Liderança escolar e satisfação com o líder: uma relação possível
Autor: Almeida, Maria Cristina Pereira de
Orientador: Pratas, Helena
Palavras-chave: liderança transformacional
liderança transacional
satisfação com o trabalho
satisfação com o líder
transformational leadership
transactional leadership
job satisfaction
satisfaction with the leader
Data de Defesa: 14-Jan-2013
Resumo: Este estudo surge no âmbito do interesse crescente e renovado sobre o funcionamento do Sistema Educativo, bem como, a qualidade do ensino, e satisfação do docente neste contexto bem como a sua relação com o líder. Deste modo, são revistas as teorias de liderança bem como da satisfação, bem como a sua integração no contexto escolar. Recorrendo a uma abordagem metodológica quantitativa para atingir o objetivo central deste estudo, estudou-se em que medida a satisfação dos docentes é influenciada pelos estilos de liderança transformacional ou transacional. Nesta investigação foram utilizados dois questionários (QML - Bass, 1985) na versão Portuguesa adaptada por Heitor (1996) e JDI de Smith, Kendall e Hulin (1969), aferida para Portugal por Jesuíno, Soczka e Matoso (1983) a 142 docentes (amostra recolhida na grande lisboa e concelho do Alentejo). Os resultados suportam os objetivos esperados, isto é, confiram que o líder transformacional influencia a satisfação com o líder e no trabalho mais que o transacional. No entanto, não se encontra suporte para a hipótese de que existem diferenças entre variáveis sociodemográficas e a satisfação. A amostra reduzida e restrita a determinadas regiões constitui uma das limitações deste estudo a par de outras apontadas. Sugestões para investigação futura são desenhadas no âmbito deste trabalho.
This investigation is founded on the growing and renewed interest in the functioning of the Educative System as well as in its quality, in the teacher’s satisfaction in this context and in its relationship with the leader. Hence, we will analyze the leadership theories, the satisfaction theories and their integration in the school context. To reach the main goal of our investigation we used a quantitative methodological approach examining whether the teacher’s satisfaction is influenced by styles of transformational leadership or transactional ones. In this investigation we used two questionnaires; QML (Bass, 1985) on Portuguese version from Heitor (1996) and JDI from Smith, Kendall and Hulin (1969) on Portuguese version from Jesuíno, Soczka and Matoso (1983) to 142 teachers (sample collected in Lisbon grand area and the county of Alentejo). The results confirm the expected outcome since they show that teacher’s satisfaction with the leader is more associated with a style of transformational leadership than transactional. However, we did not find evidence that there are significant differences among the socio-demographic and the satisfaction variables. One of the limitations, among others that are pointed out throughout this investigation, is the fact that the sample is small and restricted to certain regions. Suggestions for further investigation are made throughout this work.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8734
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional

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