Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8726
Título: O Decreto-Lei N.º75/2008 Impacto ao nível da Eficácia, do Clima e da Cultura Organizacionais, na perspetiva dos atores.
Autor: Bento, Ana Paula Rodrigues Simões
Orientador: Gonçalves, Cecília de Almeida
Palavras-chave: Gestão Escolar
Liderança
Eficácia
Cultura e Clima organizacionais
Data de Defesa: 14-Jan-2013
Resumo: O presente trabalho de investigação incide sobre a área de gestão escolar e tem como referência a implementação do atual regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas do ensino básico e secundário, introduzido pelo Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de abril. Este Decreto-Lei introduz alterações ao nível das estruturas organizativas da escola, nomeadamente da liderança e às respetivas competências que lhe são atribuídas. A implementação destas competências poderá ser geradora de alterações no clima e na cultura de cada instituição escolar. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira parte apresentamos a fundamentação teórica, com uma análise dos modelos de gestão, que se sucederam depois do 25 de abril de 1974 até à atualidade, seguida de uma breve revisão da literatura sobre o paradigma das “escolas eficazes”, da liderança, do clima e da cultura organizacionais. Na segunda parte apresentamos o estudo empírico, em cuja metodologia optámos por um estudo de caso realizado numa escola de 2.º e 3.º Ciclos. Aplicámos um inquérito, por questionário, aos docentes e realizámos entrevistas ao Diretor, ao Presidente do Conselho Geral e ao Coordenador de Departamento, com o objetivo de saber qual a sua perceção quanto a eventuais mudanças a nível da cultura e do clima organizacionais, com o atual modelo de gestão. A análise dos dados apresentados permite-nos concluir que, apesar de os professores sentirem algumas mudanças ao nível das estruturas da escola com a implementação do atual modelo de gestão, estas não são tão significativas que se faça sentir uma mudança no clima e cultura organizacionais. Na perspetiva dos líderes de topo e intermédios, a mudança sentida dentro da instituição a nível do ambiente/clima e eventualmente da cultura, é consequência de um grande número de docentes que se aposentaram antecipadamente e consequentemente da sua falta nas estruturas intermédias e no apoio aos docentes mais novos.
This research work focuses on school management, with reference to the implementation of the present legal regime on school autonomy, administration and management, for elementary and high school education, introduced by Decree-Law No. 75/2008 of April 22. This Decree-Law introduces changes regarding organizational structures, more specifically the leadership and related competences this involves. Implementation of such competences may lead to changes regarding the environment and culture of each school institution. The work is divided into two parts. The first part presents the theoretical foundations, with an analysis of the management models, which took place following April 25, 1974 until the present day. This is followed by a brief summary of the literature on the “effective schools” paradigm, and on organizational leadership, environment and culture. The second part discusses the empirical study, in which methodology we used a case study held at a junior high school. We conducted a survey, using a questionnaire for teachers, and also carried out interviews with the Principal, Chair of the General Board and Department Coordinator, with the purpose of understanding their perceptions regarding possible changes in terms of organizational environment and culture, under the present management model. Analysis of the data presented allows us to conclude that, although teachers experience some alterations to school structures with the implementation of the present management model, these are not significant enough to cause a sense of change in the organizational environment and culture. According to top and middle leadership, the change felt in the institution regarding the environment/climate and ultimately the culture, is due to a large number of teachers having retired early, and therefore their absence being felt in intermediate structures and in the support provided to younger teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8726
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional

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