Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8704
Título: Modos de equivalência e integração dos alunos estrangeiros no sistema educativo português
Autor: Soares, Maria José Flores Martins
Orientador: Pratas, Maria Helena
Almeida, Ana Patrícia
Palavras-chave: Multiculturalismo
educação
inclusão
planos curriculares e equivalências curriculares
Multiculturalism
education
inclusion
curricular plans and curricular equivalencies
Data de Defesa: 19-Fev-2013
Resumo: A realidade de Portugal como país de imigração coloca a sociedade perante a presença de pessoas de diversas nacionalidades, contribuindo para uma multiplicidade rica de culturas, onde a comunicação intercultural é uma necessidade e essencial para a coexistência e compreensão entre todas as pessoas. Neste contexto, a escola encontra-se confrontada com novos desafios impostos por uma população escolar cada vez mais diferenciada a nível cultural. Este estudo, no âmbito do mestrado em Administração Educacional, pretende conhecer e compreender o processo das equivalências curriculares, estabelecidos pelo Ministério da Educação para os alunos estrangeiros no sistema educativo português. Neste contexto, este trabalho de investigação começa por traçar a evolução do campo da multi/intercultura, ressaltando que este é amplamente atravessado pela dinâmica da vida social. Em seguida, faz-se uma análise dos processos de equivalências curriculares dos alunos oriundos de Angola, Brasil e Cabo verde e as suas implicações na sua vida escolar. Para tal, realizámos uma investigação qualitativa utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso e como instrumentos de recolha de dados a pesquisa arquivista e o inquérito por entrevista. Face aos objetivos de investigação definidos e às questões de investigação formuladas, os resultados obtidos permitem-nos pensar que a resposta à integração dos alunos estrangeiros nas escolas, através do modelo de equivalência em vigor no ensino em Portugal revela algumas fragilidades e coloca também alguns desafios à escola actual, como por exemplo a aplicação das portarias nº 224/2006 de 8 de março e a portaria nº 699/2006 de 12 de julho. Assim, e tendo consciência de que as políticas de imigração serão, cada vez mais, marcadas pelo pilar da inclusão, foi possível inferir que os principais obstáculos à aplicação do modelo de equivalências passam por desenvolver estratégias diversificadas de apoio à integração na escola dos alunos estrangeiros, nomeadamente, que tenham em atenção os planos curriculares dos países envolvidos, o domínio da língua, o nível etário e o tempo de permanência em Portugal.
The reality of Portugal as a country of immigration puts our society in the presence of people from different nationalities, contributing to a rich variety of cultures where intercultural communication is a necessity and it’s essential for the understanding and well being between everyone. In this context, all schools are faced with new challenges imposed by an increasingly differentiated cultural background of students. This study, done under the master’s degree in Educational Administration, wants to know and understand the process of curricular equivalencies established by the Ministry of Education for foreign students in the Portuguese education system. This research work begins by tracing the evolution concerning the topic of multiculture, taking in mind that this is highly related to the dynamics of social life. Then, it’s made an analysis of the processes of curricular equivalencies of students from Angola, Brazil and Cape Verde and its implications in their school life. For this purpose, we’ve done a qualitative investigation using case studies as a research strategy and collected data trough document analysis and interview surveys. Given the research objectives defined as well as the research questions, the results obtained allow us to think that the answer to the integration of foreign students in schools, trough the model of equivalence in force in Portuguese education system, reveals some weaknesses and also poses incoming challenges to schools as we know them, such as the application of the ordinance nº224/2006 of 8 March and ordinance nº 669/2006 of 12 July. Therefore, knowing that immigration policies are increasingly concerned about matters such as inclusion, it was possible to deduce that the main obstacles to the implementation of the model equivalences pass through developing diversified strategies to support the integration in school by foreign students, taking into account the curricular plans of the countries involved, language fluency, the students age and the length of stay in Portugal
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8704
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional

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