Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8687
Título: Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada Trabalhar a cidadania, hoje, para construir o cidadão de amanhã!
Autor: Silva, Sara Isabel Lelubre da
Orientador: Pratas, Maria Helena
Ferreira, Ana
Palavras-chave: Comportamento
atitudes
educação em pré-escolar
cidadania
regras
behaviour
attitudes
preschool education
citizenship
rules
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente relatório contempla a prática pedagógica supervisionada realizada durante este ano letivo. Esta organizou-se percorrendo os seguintes passos: integração na instituição; apresentação ao grupo e educadora cooperante; observação do grupo; avaliação diagnóstica; definição da área de intervenção prioritária; planificação e sua implementação prática; reformulação, se necessário, após avaliação intermédia e, por último, a avaliação final. A problemática estabelecida encontra-se no âmbito da área da Formação Pessoal e Social, centrada na recolha e análise de dados através da consulta de documentos e aplicação de instrumentos, numa primeira fase de observação. Todos os procedimentos realizados para a recolha de dados foram fundamentais para a realização do trabalho. A escolha da área de intervenção resultou das necessidades apresentadas pelo grupo. Intitulou-se: “Trabalhar a cidadania, hoje, para construir o cidadão de amanhã!” Durante a prática, desenvolveram-se atividades de modo a propiciarem aprendizagens e experiências de acordo com a área, articulando-as com outras áreas de conteúdo. Após ser diagnosticada a área de intervenção, foi importante estabelecer os objetivos a serem atingidos, como por exemplo: compreender e cumprir regras e respeitar o outro. Ao longo de toda a prática, o grupo foi revelando uma evolução gradual, interiorizando as regras necessárias ao convívio social, bem como alterou comportamentos e atitudes de modo a que o ambiente da sala de aula fosse harmonioso e se evitassem conflitos.
This report regards the supervised teaching practice carried out during this academic year. It is organized by going through the following steps: integration in the institution; presentation to the group and the cooperating teacher; observation of the group; diagnostic assessment; definition of the priority intervention area; planning and its practical implementation; reformulation, if necessary, after interim assessment and final assessment. The issues were set out in the scope of the Personal and Social Training area, focusing on data collection and analysis using, in a first phase of observation, the consultation of documents and use of instruments. All the procedures carried out for the data collection were fundamental for the execution of the work. The intervention area was chosen based on the necessities presented by the group and is entitled: "Improve citizenship today to shape the citizen of tomorrow!" Activities were performed during the practice that promote learning and provide experiences in line with the area, articulating them with other content areas. After the area of intervention was diagnosed it was important to establish the objectives to be attained, such as, for example: understand and comply with rules and respect others. The group revealed a gradual evolution along the entire practice, interiorizing the rules that are necessary for social coexistence. It also changed its behaviour and attitudes so that the atmosphere in the classroom became harmonious and conflicts were avoided.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8687
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final - Sara Silva.pdf2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.