Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8671
Título: Relatório Final da Prática de Ensino Spervisionada O erro na escrita: conceções e representações de quatro professoras do 3.º e 4.º ano de escolaridade
Autor: Silva, Andreia Sofia Aguiar
Orientador: Tavares, Sandra Duarte
Palavras-chave: erro na escrita
ortografia
conceções
estratégias
Data de Defesa: 13-Abr-2015
Resumo: O trabalho de investigação que aqui se apresenta teve como objetivo primordial abordar o desenvolvimento da dimensão ortográfica e, mais concretamente, identificar as conceções e as estratégias implementadas por quatro docentes do 3.º e 4.º ano de escolaridade relativamente ao erro na escrita. Este tema surgiu no seguimento do estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que os problemas ao nível da escrita, e neste caso específico, as dificuldades relativas ao desempenho ortográfico, assumiam grande incidência nas produções escritas dos alunos. Para o efeito, realizou-se um trabalho de investigação qualitativo considerando duas docentes do 3.º ano de escolaridade e duas do 4.º ano de escolaridade. Após uma definição dos objetivos a atingir com o desenvolvimento deste trabalho, formularam-se duas questões de investigação. Para que fosse possível responder às mesmas, realizaram-se entrevistas semiestruturadas às docentes, que foram posteriormente analisadas recorrendo à sua transcrição e a análise de conteúdo. Os resultados obtidos contribuíram para perceber o que as docentes pensam acerca do tema abordado e também para uma reflexão sobre as várias questões tratadas. De forma geral, é possível afirmar que as docentes apresentam várias semelhanças quanto às conceções e estratégias consideradas promotoras do desenvolvimento da dimensão ortográfica da escrita. Estas mesmas conceções e estratégias são, num primeiro momento, mencionadas no quadro de referência teórico, onde se procurou perceber o que defendem os autores que se dedicam a esta matéria. Por fim, através das entrevistas realizadas, estabeleceu-se uma comparação entre as respostas obtidas e a teoria acerca do tema.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8671
Designação: Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final - Andreia Silva.docx167,63 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.