Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8639
Título: Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada:A consciência sintática em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico
Autor: Rodrigues, Tatiana Pereira
Orientador: Tavares, Sandra Duarte
Palavras-chave: Aquisição
Consciência sintática
Léxico
Prática pedagógica
Sintaxe
Acquisition
Syntactic Awareness
Lexicon
Pedagogical Experience
Syntax
Data de Defesa: 24-Abr-2015
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico, foi desenvolvido num Colégio de cariz religioso, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), situado em Lisboa, com uma turma composta por 28 alunos. Este trabalho tem como objetivos centrais testar a consciência sintática dos alunos do 3.ºano do 1.ºciclo do Ensino Básico e averiguar a evolução da consciência sintática dos mesmos com base na implementação das tarefas linguísticas. Tendo-se verificado que a Sintaxe se revelou o domínio linguístico no qual os alunos apresentavam maiores dificuldades, optou-se por centrar esta investigação nesse domínio, com especial ênfase na consciência sintática. As fragilidades encontradas diziam respeito à falta de concordância entre sujeito e predicado, entre determinante e nome, entre nome e adjetivo, entre outros. Após serem verificadas essas dificuldades, foi elaborado um plano de intervenção da investigação para que a prática pedagógica tivesse como finalidade melhorar os resultados dos alunos ao nível da consciência sintática, o que se comprovou através da realização dos testes finais. A investigação assumiu um design de investigação-ação que se insere no paradigma interpretativo.
The present abstract is part of the master’s degree for Teaching in Preschool Education and First Grade of Basic Education, and it was developed in a religious college, in a Private Institution of Social Solidarity, situated in Lisbon, with a class of 28 students. This work’s main goals are to test the syntactic awareness of the students in the third grade and first grade of basic education and verify the evolution of the syntactic awareness of them, based on the implementation of the linguistic tasks. Having verified that the syntax revealed the linguistic domain in which students had shown more difficulties it was opted to center this investigation in that domain, giving special emphasis to the syntactic awareness. The weaknesses founded were concerned to the lack of concordance between subject and predicate, between determinant and noun, between noun and adjective, among others. After verifying those difficulties, was elaborated an intervention plan of the investigation so that the pedagogical experience would improve the students’ results on the level of the syntactic awareness, which was proved through the final tests. The investigation took a design of action-investigation which is inserted in the interpretative paradigm.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8639
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico



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