Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8638
Título: Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada: O Desenvolvimento do Gosto pela Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Santos, Ana Rita Nunes
Orientador: Leite, Sara
Palavras-chave: escrita
ensino da escrita
produção de textos
estratégias
motivação
writing
teaching of writing
production of texts
strategies
motivation
Data de Defesa: 10-Abr-2015
Resumo: Atualmente, a literacia é uma questão educativa fundamental pois é importante que desde cedo o aluno se apodere de competências de escrita. Através da presente investigação, tornou-se possível verificar que é possível alterar o comportamento dos alunos face à escrita, mediante a utilização de estratégias motivadoras que apelem ao seu interesse por esta atividade. A investigação foi realizada tendo como participantes uma turma de alunos do 3.º ano de escolaridade, com o qual se realizaram várias atividades de escrita com o intuito de promover nos alunos o gosto pela mesma. Procedeu-se a uma revisão de literatura no âmbito da escrita e do seu ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico que serviu de base para a proposta de intervenção. Nas atividades realizadas foram abordados diferentes tipos de texto tendo em conta as características de cada um. As produções escritas elaboradas pelos alunos foram alvo de análise e registos escritos para reflexão. Algumas atividades realizadas foram de caráter individual e outras em pequenos grupos. Esta investigação que assumiu o caráter de uma investigação-ação, não só permitiu desenvolver nos alunos o gosto pelas atividades de escrita mas também levou a que a maioria dos alunos melhorasse as suas competências a este nível, ao longo das atividades realizadas. É de salientar ainda que, quando utilizadas estratégias diferentes das habituais, os alunos demonstraram maior interesse pelas atividades de escrita.
At present, literacy is an important educational issue since it is fundamental that students develop proper writing skills early on. Through this research paper, it will become evident that you can alter a student’s writing behavior with the use of motivational strategies that appeal to class’ interests. The research was conducted with a sampling of 3rd grade students, where writing activities were held in order to promote the students’ interest. Thus, we proceeded with a review of the literature about primary education, to implement various written student activities. We approached different kinds of texts in view of the particular features of each activity. Written productions developed by the students were the subject of analysis and recorded for this research paper. Some activities were held individually while others were in small groups. This research, which was an action-research, not only let to an increase in students’ interest in writing activities, but also resulted in the improvement of most students’ writing skills, throughout the activities. It should also be noted that, when innovative, less traditional strategies were applied, the students demonstrated a greater interest in writing activities.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8638
Designação: Mestrado De Qualificação Para a Docência em Educação Pré--Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Estágio.pdf1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.