Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8632
Título: O papel do projecto “Academia Escola Mais” na mediação familiar
Autor: Silva, Filomena da
Orientador: Pratas, Helena
Almeida, Ana Patrícia
Palavras-chave: Projecto de mediação familiar
Parceria escola/família/comunidade
Envolvimento das famílias na vida escolar dos alunos
Family mediation project
students’ academic motivation
school-family society relations
Data de Defesa: 18-Jul-2013
Resumo: Do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, depende, em boa parte, também o envolvimento e aproveitamento escolar dos alunos (Henderson, 1987, Epstein, 1987, Davies, 1993, Zenhas, 2006, Sanches, 2007). Muitas crianças e jovens imigrantes têm insucesso escolar porque os currículos e os professores não estão preparados para respeitar e valorizar as diferenças linguísticas e culturais (Marques, 1997). Como consequência dessa inadaptação escolar, surge a desmotivação, o insucesso escolar, a ausência e o abandono escolar precoce. Para que o sucesso escolar dessas crianças e jovens se concretize é necessária a intervenção e colaboração de várias parcerias no processo do desenvolvimento da aprendizagem. O presente trabalho desenvolve-se no âmbito da implementação de um projecto de mediação familiar em contexto escolar. O objecto deste estudo é a análise de um estudo de caso - um Projecto de mediação familiar em curso numa escola de Amadora, num Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) em que se enquadram alunos provenientes de famílias imigrantes de diversas nacionalidades e de vários níveis socioeconómicos e culturais -. Tem como objectivos conhecer compreender, identificar, descrever e aprofundar as estratégias e actividades desenvolvidas e implementadas com vista à promoção do maior envolvimento das famílias na vida escolar dos alunos, especialmente dos que se encontram em risco do insucesso escolar e verificar o seu impacto, através de entrevistas feitas aos elementos da equipa técnica do projecto. Os resultados mostram que a implementação de projectos nas escolas funciona como um instrumento de inclusão e inserção da comunidade em geral e dos jovens em particular. O maior envolvimento das famílias, não só promove a sua co-responsabilização no desenvolvimento escolar e social dos filhos, como minimiza o insucesso e o abandono escolar precoce, e contribui também para uma efectiva melhoria na inclusão e no bem-estar das próprias famílias, como um todo.A confiança é a chave do sucesso da promoção da aproximação dos pais da escola e do seu envolvimento na vida escolar dos filhos. À falta de confiança, encerra as oportunidades para os pais esclarecerem suas dúvidas, tornando-se assim, um “círculo vicioso”. Através deste estudo verificou-se que os pais pretendiam ajudar os filhos, apenas, lhes faltavam os conhecimentos sobre como e porquê devem fazer. As atitudes e o modo de olhar dos actores educativos implicam o (não) envolvimento dos pais nas actividades escolares dos filhos. Pelo que é necessário uma mudança nas atitudes, tendo uma visão mais positiva, e consideração pelos pais.
Parental involvement in the school life of their children depends also, in part, the involvement and students' school performance (Henderson, 1987, Epstein, 1987, Davies, 1993, Zenhas, 2006, Sanches, 2007). Many children and young immigrants have school failure because of the curriculum and the teachers are not prepared to respect and value the cultural and the linguistic differences (Marques, 1997). As a consequence of this, demotivation, lack of engagement in school, failure, and early school leaving mayhappen.The intervention and collaboration of several partners in the development process of learning are needed in order to achieve the academic success of these children and young people. The present work is developed within the implementation of a project of family mediation in schools context. The purpose of this study is the analysis of a case study - a project on family mediation at a school in Lisbon, a Territory Educational Priority Intervention (TEIP) that fits students from immigrant families from different nationalities and different socio-economic and cultural levels. Its objectives are to understand, identify and describe the strategies and activities developed to promote the greater involvement of families in the school life of students, especially those who are at risk of school failure, and to verify their impact. The methodology used, is through interviews with the members of the technical team of the project. The results show that the implementation of projects in schools serves as an instrument of integration and inclusion both of families and of youth. The greater involvement of families, not only promotes their co-responsibility in the educational and social development of children, as it minimizes failure and early school leavers, and also contributes to an effective improvement in the inclusion and well-being of their families, as a whole. Confidence is the successful key to promote the parents' approach to school and their involvement in the school life of their children. Lacking of confidence will close the opportunities for parents to clarify their doubts, thus becoming a "vicious circle." It was found through this study that parents wanted to help their children, however they have lack of knowledge about how and why to do. The attitudes and the way of looking at the educational actors imply the (non) involvement of parents in school activities of their children. Changing in attitudes and consideration for parents are needed in the way of seeing it more positively.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8632
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPA+INDICE.pdf142,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
TESE.pdf1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.