Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8623
Título: Cordofones tradicionais madeirenses em música pop
Outros títulos: aprendizagens e perceções
Autor: Câmara, Simão Gabriel Rodrigues
Orientador: Godinho, José Carlos
Palavras-chave: Cordofones tradicionais
Repertório pop
Fusão musical
Aprendizagens musicais
Papel do professor
Aprendizagens musicais e sociais
Perceções
Traditional chordophones
Pop repertoire
Musical fusion
Informal learning
Teacher's role
Musical and social learning
Perceptions
Data de Defesa: Abr-2015
Resumo: Este projeto teve como principal intuito proporcionar aos jovens a execução de cordofones tradicionais madeirenses (braguinha, rajão e viola de arame) com recurso ao repertório pop como elemento motivador, rentabilizando-se o grau de aceitação deste tipo de música junto dos alunos. O trabalho desenvolvido assenta na exploração das potencialidades da fusão musical (Moniz, 2011), bem como na valorização do recurso às aprendizagens de caráter informal (Green, 2000; 2002; 2006; 2008), explorando-se igualmente o conceito de professor-músico e o seu papel enquanto modelo (Swanwick, 2003) e enquanto agente motivador e promotor da conjugação da vertente pedagógica, didática e relacional (Adams, 2001). Em paralelo com a execução deste projeto educativo, implementado numa turma de 8.º Ano da Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva, foi desenvolvido um trabalho de investigação de caráter qualitativo, visando verificar as aprendizagens musicais e sociais desenvolvidas pelos jovens, bem como as suas perceções sobre os cordofones tradicionais. Os resultados decorrentes da investigação levada a cabo revelaram a aquisição de aprendizagens musicais significativas por parte dos jovens, em contexto de música de conjunto, com recurso à simbiose entre cordofones tradicionais e repertório pop. É de realçar igualmente, no âmbito das aprendizagens sociais, a valorização da colaboração/entreajuda como forma de consecução de objetivos coletivos e da importância da dupla função professor/músico profissional para o sucesso do processo ensino/aprendizagem, com benefícios não só de âmbito didático e pedagógico, mas também no que se refere às relações interpessoais. No âmbito das perceções, verifica-se que a fusão musical se assume como uma forma de melhorar a imagem dos cordofones tradicionais madeirenses junto dos jovens.
The aim of this project was to allow young people to play traditional chordophones from Madeira Island (“braguinha”, “rajão” and wire guitar), using the pop register as motivation, which allowed the acceptation of this kind of music by students. The developed work was based on exploiting the potential of musical fusion (Moniz; 2011), as well as in valuing the use of informal learning (Green, 2002; 2006; 2008), also exploring the concept of teacher-musician and its role as a model (Swanwick, 2003) and as a motivator and promoter of pedagogical, didactic and relational combination (Adams, 2001). In parallel with the execution of this educational project, implemented in an 8th grade class from Dr. Ângelo Augusto da Silva School, a qualitative research work was developed, in order to verify the musical and social learning in young people, as well as their perceptions about the traditional chordophones. Research outcomes reveal the acquisition of significant musical learning for young people in group, using the symbiosis of traditional chordophones and pop repertoire. It should also be noted, the enhancement of cooperation/mutual help, in social learning, as a mean of achieving collective goals and the importance of the teacher/professional musician dual function for the teaching/learning process success, with benefits, not only of didactic and pedagogical framework, but also with regard to interpersonal relationships. In perceptions context, it was concluded that the musical fusion is assumed as a way of improving young people image of Madeiran traditional chordophones.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8623
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_Simão Câmara.pdfDocumento principal695,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_1.jpeg244,46 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
Autorização_2.jpeg341,08 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
Autorização_3.jpeg284,88 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
Autorização_4.jpeg268,79 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
Pedido de autorização.docx14,07 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir
Planificação.pdf668,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
All of me.txt2,47 kBTextVer/Abrir
All-I_want-for-Christmas-is-you.txt1,49 kBTextVer/Abrir
Dunas.txt974 BTextVer/Abrir
Price Tag.txt2,23 kBTextVer/Abrir
Aulas.m4v54,25 MBUnknownVer/Abrir
Aulas_II.MOV482,17 MBVideo QuicktimeVer/Abrir
Aulas_III.MOV630,31 MBVideo QuicktimeVer/Abrir
F1_Panfleto.pdf486,6 kBAdobe PDFVer/Abrir
F2_Concerto (Versão integral).m4v173,65 MBUnknownVer/Abrir
F3_Concerto (Versão íntese).m4v17,7 MBUnknownVer/Abrir
Grelhas de avaliação (conhecimentos e competências musicais).pdf75,09 kBAdobe PDFVer/Abrir
H1_Notas de Campo.pdf65,84 kBAdobe PDFVer/Abrir
H2_Notas de Campo (Vídeos).m4v12,33 MBUnknownVer/Abrir
I1_Guião de entrevista_aluno.pdf8,13 kBAdobe PDFVer/Abrir
I2_Guião de entrevista_professor cooperante.pdf109,83 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrevista ao Professor Cooperante.m4v420,15 MBUnknownVer/Abrir
Entrevista alunos _Grupo II.pdf63,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrevista alunos_Grupo I.pdf104,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrevista professor cooperante.pdf110,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
Categorização das respostas.pdf12,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aprendizagens musicais.m4v22,38 MBUnknownVer/Abrir
Aprendizagens sociais.m4v18,26 MBUnknownVer/Abrir
Perceções.m4v19,74 MBUnknownVer/Abrir
Concerto.m4v17,7 MBUnknownVer/Abrir
PPT_Simão.ppt5,3 MBMicrosoft PowerpointVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.