Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8585
Título: A inclusão do portador de deficiência auditiva na educação regular: métodos de comunicação a utilizar
Autor: Feijão, Teresa Maria Nunes
Orientador: Araújo, Luísa
Palavras-chave: Deficiência auditiva
Comunicação
Dificuldades de Aprendizagem
Implante Coclear
Estratégias Educativas
Inclusão/Integração
Data de Defesa: 13-Fev-2015
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor e teve como tema a inclusão de crianças com deficiência auditiva nas escolas de ensino regular, mais especificamente as estratégias de comunicação utilizadas para a sua inclusão. Assim sendo, definiu-se como objetivo para este estudo identificar as estratégias de comunicação que facilitam a inclusão de alunos portadores de deficiência auditiva no ensino regular. Utilizaram-se como métodos de recolha de dados a entrevista e a observação direta de aulas. As entrevistas foram aplicadas aos pais do aluno portador de deficiência auditiva, à professora do ensino regular, à Terapeuta da Fala e à professora de Ensino Especial. O trabalho foi realizado num Agrupamento Vertical do conselho de Salvaterra de Magos. A análise das aulas assistidas, permitiu verificar que o aluno portador de deficiência auditiva gosta de estar na escola. Sente-se incluído na turma e é acompanhado durante as aulas pela professora de Ensino Especial que se senta ao seu lado. Trabalha em grupo com os colegas em contexto sala de aula, e brinca no recreio com os colegas ouvintes sem haver exclusão pela parte destes. O aluno tem apoio individual com a professora de português do ensino regular todas as quintas feiras e também alguns dias da semana com a professora do Ensino Especial para ajudar o aluno a colmatar as dificuldades de aprendizagem apresentadas fora do contexto sala de aula. Assim podemos concluir que, com o apoio dos alunos ouvintes e professores, o aluno portador de deficiência auditiva se sente incluído no ensino regular.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8585
Designação: Mestrado em Necessidades Educativas Especiais
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tesemestrado Teresa Feijão.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.