Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8574
Título: Relevância da Informação Contabilística no apoio à Gestão do Setor Público: Estudo de Caso
Autor: Ndeunyema, Deodete Ndatuondyila Ndesilihalula
Orientador: Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado
Palavras-chave: Informação contabilística
Tomada de decisão
Indicadores
POCP
POC-Educação
Accounting Information
decision
indicators
POC Education
Data de Defesa: Abr-2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
Resumo: A informação contabilística desde sempre foi e será uma ferramenta crucial no apoio à tomada de decisão para qualquer organização. Por isso, também no Setor Público Administrativo (SPA), um sistema de informação contabilístico útil e oportuno, ajuda os seus utilizadores avaliar e a tomar decisões de maneira mais apropriada. Este estudo objetiva identificar se a informação contabilística resultante da aplicação obrigatória do POCP no SPA e do POC-Educação no ensino superior público em particular, é utilizada como apoio à gestão de uma instituição de ensino superior público, quer através da sua análise direta quer de indicadores de gestão calculados a partir dela. Para a concretização do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, cuja abordagem teve preponderância qualitativa via de estudo de caso. O instrumento de recolha de dados utilizado foi um inquérito, respondido pelos Órgãos de Gestão e Unidades de caráter Científico ou Pedagógico da ESCE do IPS, que teve um nível de respostas de 54%. Os resultados obtidos evidenciaram que todos os respondentes reconhecem importância aos indicadores apresentados no inquérito que são calculados com base na informação contabilística, bem como a necessidade desses indicadores serem comparados entre Escolas do IPS e também a nível nacional, nas Instituições de Ensino Superior. Porém, no desempenho dos seus cargos de gestão, no respetivo Órgão/Unidade, apenas cerca de 33% dos respondentes dispõem de informação com base na informação contabilística e a 61,5% dos respondentes são disponibilizados indicadores cujo cálculo, para ser efetuado, não necessita de informação contabilística.
Abstract: Since ever the accounting information was and will be a crucial tool in the support for decision in any company. On this, also in the public administrative sector, having a useful and timely accounting system information can help the users of this information evaluate and take decisions in more appropriate way. The present study has the propose to identify if the accounting information resultant from the mandatory application of POCP (The Oficial Plan of Public Accounts) in the public administrative sector and the POC-Education (the official plan of public accounts – education) in the public high education, in particular, is used as support to management of one institution of high education, through either a direct analysis through either management indicators calculated from this. To achieve the main objective was conducted a literature research and exploratory, whose approach had a qualitative preponderance through a case study. The data collection instrument was a survey and the answers were given by the Governing Bodies Management and character Units Scientific or Pedagogical ESCE IPS, which had a level of 54% answers. The obtained results showed that: The results showed that all the respondents to the inquiry recognize the importance of the indicators presented in the inquiry which are calculated on the basis of accounting information, as well as the need of those indicators be compared between IPS schools and also at national level, in higher education institutions. However, in the performance of its management positions, in the respective Body/ Unit, only about 33% of the respondents has information based on data accounting (or accounting information) and the 61.5% of respondents disposes of indicators that for its calculation be done, do not need accounting information.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanaças
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8574
Aparece nas colecções:IPS - ESCE - CDOC - Dissertações de mestrado

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