Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8460
Título: Universidades Seniores : a qualidade de vida e o envelhecimento ativo nas universidades seniores do distrito de Portalegre
Autor: Pires, Filipe Miguel Pereira
Orientador: Bento, Avelino
Palavras-chave: Envelhecimento ativo
Estilo de vida ativo
Qualidade de vida
Universidades Seniores
Active Ageing
Active Lifestyle
Quality of Life
Senior Citizens Universities
Data de Defesa: 2013
Resumo: A escolha deste tema está diretamente ligado com a minha prática e experiência profissional, visto já há alguns anos trabalhar com este tipo de instituições. Deste modo, a presente investigação procura levar-me a refletir acerca da importância que as Universidades Seniores têm na vida dos seus alunos, e por consequente na sua qualidade de vida e envelhecimento ativo. Assim sendo, este trabalho foi dividido em três partes: Numa primeira parte, denominada “Enquadramento teórico”, foram revistas algumas conceptualizações teóricas acerca da terceira idade e envelhecimento, aprofundando os conceitos de envelhecimento ativo e qualidade de vida. Na segunda parte, designada por “As Universidades Seniores ou da Terceira Idade”, procurou-se fazer uma incursão histórica acerca destas instituições, bem como o seu modo de funcionamento e as respostas socioeducativas que possuem. Numa última parte desta investigação, apresenta-se um estudo empírico, que busca compreender a relação e impacto que as Universidades Seniores têm na vida dos seus alunos, bem como o contributo para um envelhecimento e estilo de vida ativo. Apresento no final uma proposta de intervenção que visa unir esforços das Universidades Seniores do distrito de Portalegre, em prol do trabalho em rede e parceria, promovendo o envelhecimento ativo e a qualidade de vida dos seus alunos. Em resumo, pude concluir que as Universidades Seniores são um contributo bastante importante na vida dos seus alunos, combatendo o isolamento e a monotonia através das atividades de vários tipos, sendo unânime o objetivo de promoção de um estilo de vida ativo.
The choice of this particular theme is directly linked to my practice and professional experience, as I have been working with this type of institutions for some time now. The present investigation has the aim to reflect about the importance of the Senior Citizens Universities in the lives of their students, and therefore in their quality of life and active ageing. This work was divided in three parts: The first part is the “theoretical Background”, and for that part, some theoretical ideas about ageing and Third Age were reviewed, trying to deepen concepts like Active Ageing and Quality of Life. In the second part, “Senior Citizens or Third Age Universities”, the goal was to make an historical research about these institutions, and their way of functioning and the socio-educative answers, they provide. In the last part of this investigation, an empirical study is presented, trying to understand the relationship and impact that Senior Citizens Universities have in the life of their students, as well as the contributions they make for an active ageing and lifestyle. Finally, I present an Intervention proposal that aims to unite the efforts of all the Senior Citizens Universities of the district of Portalegre, for the benefit of a partnership network promoting Active Ageing and the Quality of Life of their students. In short, I was able to conclude that Senior Citizens Universities have a major contribution in the life of their students, combating isolation and monotony through activities of various kinds, the objective of promoting an active lifestyle being unanimous.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8460
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