Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8291
Título: A Importância do Desenvolvimento das Competências de Liderança na Formação e Carreira dos Futuros Oficiais de Administração Militar
Autor: Coutinho, André
Palavras-chave: Academia Militar
Liderança
Formação
Proficiência
Competências
Data: 1-Set-2014
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: O presente Trabalho de Investigação Aplicada incide sobre: “A Importância do Desenvolvimento das Competências de Liderança na Formação e Carreira dos Futuros Oficiais Subalternos de Administração Militar”. Este estudo pretende contribuir para um conhecimento mais rigoroso sobre os resultados da Academia Militar, enquanto ambiente académico, que visa oferecer competências fundamentais para o exercício de funções de comando, direção e/ou chefia. Tem como objetivo analisar a importância da formação ministrada pela Academia Militar, no desenvolvimento do nível de proficiência associado às competências de liderança, dos futuros Oficiais Subalternos de Administração Militar. Para o estudo foi construído um questionário de competências de liderança, aplicado a uma amostra de 455 indivíduos, a qual foi dividida em seis Categorias: Oficiais Subalternos e Aspirante de Administração Militar, Oficiais e Aspirantes em Regime Contrato/Regime Voluntariado do Serviço Administração Militar, Cadetes-Alunos no ano letivo 2013/2014 e Gestores Operacionais, de várias empresas nacionais. Paralelamente, realizaram-se 20 entrevistas confirmatórias, 10 a Oficiais Subalternos de Administração Militar e 10 a Gestores Operacionais, com o intuito de confirmar alguns resultados. Da análise dos dados verificou-se que existem diferenças no nível de proficiência das competências de liderança nas categorias acima referidas, sendo os Oficiais Subalternos e Aspirantes de Administração Militar da Academia Militar os que apresentam maior proficiência nas 23 competências em estudo, principalmente nas seguintes: “reconhecimento, feedback positivos e valorização”, “orientação para as tarefas”, “transparência”, “coragem”, “comunicação assertiva”, “autocontrolo”, “aptidão técnica e profissional”, “gestor de conflitos e negociação”, e “influência e referência”. Conclui-se que a Academia Militar proporciona o ambiente ideal para o desenvolvimento do nível de proficiência das competências de liderança nos seus alunos, através do equilíbrio entre a formação teórica, o treino e a experiência. Assim, a Academia Militar cumpre com sucesso a sua missão de ensino e formação.
Abstract The presented investigation paper focuses on “The Importance of Developing Leadership Skills in Training and Career of Futures Subaltern Officers of the Military Administration”. This essay ames to contribute for a more rigorous knowledge of the Military Academy results whilst academic environment, which aims to offer competences for the execution of their command functions, management or leadership. It aims is: to analyze the importance of the formation granted by the Military Academy in the development of skills, in association with the leadership adeptness of the subaltern officers from the Military Administration. A questionnaire of leadership competences was built, applied to 455 individuals, which was divided into six categories: Subaltern Officers and Aspirant of Military Administration from Military Academy, Officers and Aspirants in contract/voluntary regime from Military Administration Service, Cadet-Students of the academic year 2013/2014 and Operational Managers from several national companies. At the same time, 20 confirmatory interviews took place to 10 subaltern officers of the Military Administration and 10 operational managers, aiming to confirm some results. From data analysis we concluded that there were differences in the skill of leadership within the six studied categories, being the subaltern officers and the aspirants of Military Administration from Military Academy the ones who prove to have more skills on the 23 studied competences, specially in the following: “acknowledgement”, “positive feedbacks and valorization”, “task orientation”, “transparence”, “courage”, “assertive communication”, “self-control”, “technical and professional aptitude”, “conflict manager and negotiation” and finally, “influence and reference”. It was concluded that the Military Academy provides the perfect environment for skill development of leadership competences, throughout the balance between theoric formation, training and experience. Thus, the Military Academy successfully achieves its mission of training and formation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8291
Aparece nas colecções:AM - CM - VS - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AdMil 101 André Coutinho.pdf2,95 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.