Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8266
Título: O ensino por investigação e a aprendizagem cooperativa no 1º ciclo do ensino básico
Outros títulos: a influência da aprendizagem dos alunos em atividades investigativas
Autor: Dias, Ana Filipa Lopes
Orientador: Freitas, José Miguel
Simões, Helena Espada
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa
Ensino por investigação
Trabalho entre pares
1º Ciclo do ensino básico
Cooperative learning
Inquiry-based science education
Work between pairs
Primary education
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Fev-2015
Resumo: A escola deve proporcionar, para além da aprendizagem de conteúdos científicos específicos, a formação integral dos alunos, desenvolver competências e atitudes que permitam a sua intervenção e transformação na sociedade de que fazem parte. Neste sentido, o presente projeto procura compreender de que forma a aprendizagem cooperativa, enquanto metodologia de trabalho, contribui para o processo de aprendizagem de todos os alunos através do ensino por investigação. Este estudo insere-se numa metodologia de base qualitativa, assumindo uma abordagem próxima da investigação-ação e tem como objetivo descrever, interpretar e analisar o trabalho dos vários grupos da turma, discutindo se as potencialidades da aprendizagem cooperativa se adequam às tarefas de natureza investigativa. Nesta perspetiva, dá também a conhecer as ideias e as aprendizagens dos alunos ao longo desse processo. Neste estudo participaram 26 alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade, em contexto de estágio III, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a professora cooperante. A implementação das tarefas de cariz investigativo foi ao encontro do Modelo dos 5 E´s de Bybee (et al., 2006). Este descreve uma sequência de ensino que desempenha um papel significativo no processo de desenvolvimento curricular e promove o ensino por investigação. A análise dos resultados obtidos permite encarar com otimismo a utilização e o contributo do trabalho cooperativo em contexto de atividades de natureza investigativa para a aprendizagem dos alunos, pois parece contribuir para a melhoria das aprendizagens ao nível da inclusão dos alunos na turma, das competências científicas, da aprendizagem dos conceitos científicos assim como para o desenvolvimento de algumas das competências transversais propostas pelo currículo.
School must provide, in addition to the specific scientific content learning, the integral students formation, to develop skills and attitudes that allow their intervention and transformation in society. Accordingly, this project seeks to understand how cooperative learning, as a working methodology, contributes to the learning process of all students through Inquiry-Based Science Education. The present study has a qualitative methodology, inspired in a research-action approach and aims to describe, interpret and analyze the work of the various class groups, discussing the potential of cooperative learning within inquiry-based tasks, as well as to describe and analyze students’ ideas and understanding throughout this process. This study had the participation of 26 students of a 2nd year class, in the context of stage III, of the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, and the cooperating teacher. The inquiry-based tasks were implemented according to Bybee’ 5E model (2006). This model describes a teaching sequence that plays a significant role in the curriculum development process and promotes Inquiry-Based Science Education. The results analysis allows us to face with optimism the use and the contribution of cooperative work in the context inquiry-based tasks for student learning. They seem to contribute to the improvement of learning in terms of students’ inclusion in the class, of scientific expertise, the development of thought, as well as for the development of transversal skills proposed by the curriculum.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8266
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Projeto de Investigação - Ana Filipa Dias- Versão Definitiva.pdfDocumento principal4,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.