Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8263
Título: A resolução de problemas de adição e o desenvolvimento do cálculo mental
Outros títulos: um estudo com alunos do 2º ano
Autor: Tomás, Joana Filipa Ribeiro
Orientador: Mendes, Fátima
Palavras-chave: Cálculo mental
Estratégias de cálculo mental
Cadeias numéricas
Problemas numéricos
Mental arithmetic
Mental calculation strategies
Number strings
Numeric problems
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo analisar quais são as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ano de escolaridade na resolução de cadeias numéricas e de problemas de adição. Para tal, procurei responder a duas questões: a) Que estratégias de cálculo mental utilizam os alunos na resolução de cadeias numéricas? b) Que estratégias de cálculo mental utilizam os alunos na resolução de problemas numéricos? O presente estudo apresenta uma abordagem qualitativa, assumindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através da observação e análise documental. Este estudo teve como participantes 27 alunos de uma turma de 2º ano do contexto de estágio III, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os alunos em estudo resolveram catorze cadeias numéricas e nove problemas de adição, embora a análise do estudo apenas tenha sido realizada a duas propostas de cada tarefa. A análise dos dados recolhidos permitem afirmar que os alunos utilizam diferentes estratégias de cálculo, que consistem na utilização de factos numéricos, e nas estratégias 1010 e N10C. Com este estudo, não foi possível identificar uma preferência por alguma das estratégias referidas.
This study is meant to examine what are the mental calculation strategies used by students of the 2nd grade in solving numeric strings and addition problems. To this end, I sought to answer two questions: a) What mental calculation strategies students use to solve numeric strings? b) What mental calculation strategies students use in solving numerical problems? This study presents a qualitative approach, taking a close approach to research-action. Data collection was carried out through observation and document analysis. This study participants 27 students in a class of 2nd year of internship context III, under the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. Students had resolved fourteen numeric strings and nine numerical problems, although the study analysis has only been performed on two proposals for each task. The analysis of data collected have revealed that students use different calculation strategies, involving the use of numerical facts, and strategies 1010 and N10C. This study could not identify a preference for any of these strategies.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8263
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RelatorioFinal_JoanaTomas.pdfDocumento principal1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.