Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8213
Título: A imagem da Guarda Nacional Republicana na comunidade escolar
Autor: Peixoto, Maria
Palavras-chave: Guarda Nacional Republicana
Imagem Institucional
Comunicação Institucional
Programa Escola Segura
Data: 1-Ago-2010
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: A boa imagem das instituições é fundamental para a sua continuidade, uma vez que se inserem numa sociedade onde as pessoas são cada vez mais exigentes e conhecedoras dos seus direitos. Com este trabalho de investigação, pretende saber-se qual a imagem da Guarda Nacional Republicana na comunidade escolar. Para tal, efectuou-se um estudo - de - caso os alunos do 12º ano de escolaridade, da Escola Secundária das Caldas das Taipas. Os principais objectivos deste trabalho são perceber como é vista a Guarda por estes jovens, saber de que forma diferentes factores contribuem para essa imagem, perceber se o contacto directo com o seu efectivo e o Programa Escola Segura, especialmente direccionado para este público, contribuem para a melhoria da imagem da instituição. O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira efectua-se o enquadramento teórico e institucional, abordando-se a temática da imagem institucional e os conceitos relacionados com ela, posteriormente efectua-se a transposição desses conceitos para a Guarda e uma descrição do Programa Escola Segura. Na segunda parte trata-se o estudo - de - caso e apresentam-se a análise e discussão dos resultados obtidos com o trabalho de campo desenvolvido, as conclusões e as recomendações. A metodologia utilizada na primeira parte foi essencialmente a análise documental e na segunda parte a aplicação de inquéritos por questionário aos alunos da referida escola, para saber as suas opiniões, uma vez que esse é o principal objectivo do trabalho. Apurou-se que a imagem da Guarda nesta população é positiva, sendo influenciada pelo comportamento do seu efectivo, pela família, pares e media, como também pelo contacto directo estabelecido com o seu efectivo e pelo Programa Escola Segura. Este estudo contribui para chamar a atenção para o facto de ser necessário alertar todos os militares para o papel que desempenham na criação da imagem da instituição que servem, e sugerir a continuação deste estudo a nível nacional, para aplicação de novas medidas de comunicação com o público estudado.
Abstract The good image of the institutions is essential to their continuity, since they fit into a society where people are becoming increasingly demanding and knowledgeable of its rights. With this research it is sought to know what image of the Republican National Guard the school community has. There for, a case study was carried out with the students of the 12th grade in Caldas das Taipas’s High School. This work’s main objectives are to realize how the Guard is seen by these young people, to know how different factors contribute to its image, to understand if direct contact with their personnel and those of the Safe School Program, that are especially formulated for this audience, contributes to the improvement of the institution image. The present study is divided into two main parts. In the first part, a theoretical and institutional framing is carried out, approaching the issue of institutional image and related concepts, and then the use of these concepts in the Guard and the description of the Safe School Program. In the second part the case study is carried out, the analysis and discussion of the obtained results with the field work are presented, as well as the conclusions and recommendations. The methodology used in the first part was essentially the documental analysis and in the second part the realization of a survey to the students of that school, to know their opinion, since this is the main objective of the work. It was established that the Guard has a positive image in this population as it is influenced by the behavior of their personnel, but also by the family, the peers, the media and the direct contact with the military personnel and the Safe School Program. This study contributes for getting attention towards the need of alerting the Guard’s personnel for their role in creating the image of the institution they serve, and to suggest the extension of this study in a national level, for the implementation of new measures of communication with the studied public.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8213
Aparece nas colecções:AM - CS - CPRI - Artigos em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais

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