Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8198
Título: A Divulgação da Responsabilidade Social e Empresarial nos bancos Angolanos e Portugueses
Autor: Franco, Hilária de Fátima
Orientador: Carreira, Francisco
Palavras-chave: Responsabilidade Social e Empresarial
Bancos
Práticas de Responsabilidade Social dos da bancos
Divulgação
Social and Corporate Responsibility
Banks
Social Responsibility Practices of banks
Disclosure
Data de Defesa: Mar-2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
Resumo: As empresas e a sociedade encontram-se inseridas no mesmo ambiente, estabelecendo desta forma, uma ligação entre elas que se fundamenta num contrato social que se altera de acordo com as mudanças sociais e expetativas da sociedade. Anteriormente as empresas centravam todas as suas prioridades na maximização dos lucros dos seus acionistas, mas a partir de 1960 essa ideia começou a associar-se a responsabilidade social e empresarial (RSE), que pode ser compreendida como uma estratégia para manter ou aumentar sua rentabilidade e potencializar o seu desenvolvimeto. O conceito de RSE é constantemente revisto tendo diversos significados e é aplicado em várias e diferentes situações. Podemos afirmar que para muitos o conceito de RSE está inserido nos seguintes contextos: relações de parceria entre clientes e fornecedores, excelência na fabricação de produtos e serviços, satisfação dos clientes, apoios para o desenvolvimento da comunidade, financiamento ou contribuições em pesquisa tecnológica, conservação do meio ambiente, integração dos funcionários nos resultados e nas decisões das empresas, respeito aos direitos dos cidadãos, combate contra discriminação dos gêneros, raças, idades e investimentos em segurança do trabalho e desenvolvimento profissional. Os bancos como empresas inseridas numa sociedade têm acompanhado a evolução desse conceito e contribuido para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade em que se encontram. Estes preocupam-se cada vez mais em adotar práticas de RSE quer no seu ambiente interno, quer no externo. Para a divulgação de tais práticas uusam diferentes meios de comunicação como: Relatórios e Contas, Relatórios de Sustentabilidade e Websites. O interesse no desenvolvimento desta pesquisa é saber quais as práticas adotadas pelos bancos angolanos e portugueses, e se a sua dimensão influencia no grau de divulgação de informação relacionada a RSE.
Companies and society are inserted in the same environment, thus establishing a link between them which is based on a social contract that changes according to social changes and expectations of society. Previously companies focused all its priorities in maximizing profits for its shareholders, but from 1960 the idea began to be associated with social responsibility and corporate (CSR), which can be understood as a strategy to maintain or increase their profitability and enhance their development. The concept of CSR is constantly revised with many meanings and is applied in several different situations. We can say that for many the concept of CSR is inserted in the following contexts: partnership relations between customers and suppliers, manufacturing excellence of products and services, customer satisfaction, support for community development, financing or contributions in technological research, conservation the environment, integration of employees in the results and in business decisions, respect for the rights of citizens, fight against discrimination of genders, races, ages and investments in work safety and professional development. Banks and companies entered a society have followed the evolution of this concept and contributed to the development and well-being of the society in which they are. These are concerned increasingly adopting CSR practices both in their internal environment on either the external. For the dissemination of such practices use different media such as Annual Reports, Sustainability Reports and Websites. Interest in the development of this research is to know what the pratises adopted by Angolan and Portuguese banks, and its size influences the degree of dissemination of information related to CSR.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8198
Aparece nas colecções:IPS - ESCE - CDOC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Final.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.