Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8055
Título: A Comunicação Social como meio de melhorar a imagem da GNR
Autor: Ribeiro, Victor
Palavras-chave: Imagem
Comunicação Social
Notícia
Manipulação
Relações públicas
GNR
Data: 1-Jul-2008
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: A Comunicação Social tem o poder instantâneo de construir e destruir a imagem de uma instituição. Foi com base nesta premissa que se iniciou este Trabalho de Investigação Aplicada, tendo sempre em consideração o facto de a Comunicação Social, cada vez mais se elevar, portando um papel cada vez mais relevante ao nível da projecção de imagem, perante um público mais exigente. Assim, ao transpor esta abordagem para o dia-a-dia da GNR, pretende-se verificar de que forma as suas relações com a Comunicação Social podem vir a contribuir para uma estrita cooperação de modo a que se desenvolva uma imagem mais favorável junto dos cidadãos. O presente trabalho foi elaborado em duas fases distintas: uma primeira fase dedicada à revisão literária, através de consulta de diversa bibliografia. A segunda fase está relacionada com o trabalho de campo realizado através da aplicação de questionários, entrevistas e um seminário, a que se assistiu, no âmbito do tema. Este trabalho de campo, para além de permitir verificar a postura adquirida pelos militares da GNR e o que deve vir a ser melhorado nesta relação com a Comunicação Social, possibilitou, também, ouvir neste âmbito, algumas personalidades externas ao meio envolvente à GNR. Julga-se, no entanto, importante referir que, segundo esta investigação e embora se verifique actualmente uma relação estável entre a GNR e os OCS, com o advento das novas tecnologias torna-se necessário que estas tenham um maior entrosamento e, para isso, é necessário que exista uma maior formação em ambas as partes e uma maior descentralização dos Porta-vozes pelo dispositivo da GNR. Este trabalho teve o seu desenvolvimento durante os meses de Maio, Junho e Julho do Ano de 2008.
Abstract The media have the instantaneous power to build and destroy the image of an institution. Based on this premise, this Applied Research Work was developed, always considering the fact that the media are progressively increasing and have a significant role at the Image projection to a more demanding public. Thus, transposing this approach to the routine of GNR, we intend to verify the contribution of its connections with the media to a strict cooperation, in order to the development of a more favourable image to the citizens. The present work was developed in two different phases: the first includes the literary review, through bibliographic research; the second is related to the field study, through questionnaires, interviews and a seminar, attended under the theme. By this field study, not only we could verify the attitude of the GNR military about the Media and what should be improved in this respect, but also we could listen, in this context, some people outside GNR. According to the developed research, nowadays there is a stable connection between GNR and the Media; however, considering the advent of new technologies, it becomes necessary a better cooperation, so it is essential, among other things, a greater training of both parts and greater decentralization of the spokesmen in GNR system. This work was developed in May, June and July of 2008.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8055
Aparece nas colecções:AM - CM - VS - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CD_Vitor_Ribeiro.pdf6,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.