Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/8045
Título: Práticas de preparação de uma tarefa de organização e tratamento de dados com características investigativas
Autor: Veia, Luciano
Brocardo, Joana
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Professores
Práticas profissionais
Construção de tarefas
Organização e tratamento de dados
Investigações estatísticas
Data: 2014
Editora: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
Resumo: Esta comunicação tem como objetivo discutir a preparação de uma tarefa de organização e tratamento de dados de características investigativas. Presta-se particular atenção aos aspetos valorizados pelos professores e os desafios com que se confrontam quando se envolvem neste tipo de trabalho. Trata-se de um estudo desenvolvido num contexto de trabalho de natureza colaborativa que segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa na modalidade de estudo de caso. Os resultados mostram que os professores valorizam tarefas de cunho investigativo, realizadas em contextos do quotidiano dos alunos, com recurso a dados reais recolhidos pelos próprios alunos, revelando a sua preocupação em construir tarefas com significado. Na preparação da tarefa, procuram antecipar possíveis resoluções dos alunos e prever modos de atuação para a sua condução, valorizando a apresentação de propostas por iniciativa dos alunos. Como principal desafio apontam o grau de incerteza com que são confrontados quando realizam este tipo de tarefas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/8045
ISSN: 2182-0023
Aparece nas colecções:IPS - ESE - DCT - Comunicações em congressos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Práticas de preparação de uma tarefa de organização... investigativos - pp. 325-339.pdf484,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.