Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7858
Título: Escrita e revisão de textos
Outros títulos: contributos da utilização do processador de texto no seu desenvolvimento
Autor: Cruz, Joana
Orientador: Rodrigues, Maria do Rosário
Palavras-chave: Escrita
Tecnologias de informação e comunicação
Processador de texto
Writing
Information technology communication
Word proc
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Fev-2015
Resumo: O presente projeto de investigação tem como temática a escrita e revisão de textos no 1º Ciclo do Ensino Básico, através dos contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no seu desenvolvimento, nomeadamente, o processador de texto. O meu objetivo principal foi perceber de que forma é que é que o processador de texto poderia ser vantajoso, ou não, no processo de escrita de dos alunos, especialmente, na escrita de textos e a sua posterior revisão, sendo que o estudo foi desenvolvido numa turma de 2º e 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Esta investigação desenvolveu-se através de dois tipos de atividades: revisão de textos em coletivo, aquando da utilização do computador (processador de texto), do projetor e do quadro interativo; escrita, a pares, de textos diretamente no computador, bem como a sua revisão e reescrita. Estes dois tipos de momentos não seguiram nenhuma organização temporal específica. Foram, também, realizadas entrevistas aos alunos envolvidos de forma mais direta na investigação, bem como à professora cooperante, de modo a ter uma perceção do seu parecer acerca da investigação. Após a implementação do projeto e da análise dos dados recolhidos, foi possível perceber que o computador, aliado ao processador de texto, constituiu-se um instrumento de trabalho bastante útil em atividades de escrita, apesar de este, por si só, não ser uma fonte de motivação para a escrita dos alunos, mas poderá ser um meio bastante interativo e enriquecedor de chegar a esse fim.
This research project concerns the theme of writing and revision of texts in the Elementary School, through the contributions of Information Technology and Communication (ICT) in its development, namely, the word processor. The main objective was to understand how the word processor might be advantageous or not, in the students’ writing, especially in the written text and its subsequent review, and the study was developed with a group of 2.nd and 3.rd graders of Elementary School. This research was developed through two types of activities: editing collectively students texts, when using the computer (word processor), a projector and interactive whiteboard; writing texts directly on the computer, as well as a revision and rewriting, doing in pairs of students. These two types of moments have not followed any specific temporal organization. Were also interviewed the students involved more directly in research, as well as the cooperating teacher in order to have a perception of their opinion about the investigation. After the implementation of the project and the analysis of the data collected, it was revealed that the computer, combined with the word processor, constituted a working tool very useful in writing activities, although this in itself is not a source of motivation for the students' writing, but may be a very interactive and enriching way to get to that middle order.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7858
Designação: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto de Investigação - Versão Definitiva_fevereiro_2015.pdfDocumento principal2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.