Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7854
Título: A utilização do friso cronológico no ensino e aprendizagem da história e geografia de Portugal
Autor: João, Andreia Sofia Lopes da Ponte
Orientador: Pessoa, Ana Maria
Palavras-chave: Recursos educativos
Friso cronológico
Ensino de história e geografia de Portugal no 2º ciclo do ensino básico
Educational resources
Timeline
Teaching of Portuguese history and geography discipline in the 2nd cicle of basic education
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Fev-2015
Resumo: O presente estudo tem como finalidade analisar de que modo os(as) alunos(as), de uma turma de 5.º ano de escolaridade do Agrupamento Vertical de Escolas Pinhal de Frades, utilizam o friso cronológico, de modo a clarificar a perceção temporal relativamente à disciplina de História e Geografia de Portugal. Nesse sentido, o mesmo insere-se numa dupla vertente, uma vez que se centra, não só, no desenvolvimento de competências específicas, como também no envolvimento com esta disciplina. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo, baseada numa experiência de ensino. Em termos pedagógicos, encontra-se organizado em três fases: (1) construção da base do friso cronológico; (2) preparação das aulas com o friso cronológico e (3) aulas de exploração com o friso cronológico. A proposta pedagógica desenvolveu-se ao longo de quatro semanas. A análise dos dados recolhidos permite encarar com otimismo a utilização e o contributo do friso cronológico para a estruturação das noções de tempo em História e Geografia de Portugal. O estudo evidencia que o trabalho com o friso cronológico envolve um processo sistemático com os(as) alunos(as), que leva o seu tempo e obriga a uma certa persistência e continuidade da parte do(a) professor(a).
The present study’s target is to analyze the way 5th grade students from Agrupamento Vertical de Escolas Pinhal de Frades, use the timeline as a tool to clarify the temporal perception regarding Portuguese History and Geography discipline. In this way, the use of a timeline has two slopes because it regards not only the development of specific competences, as also the involvement with this discipline. Methodologically, the study follows a qualitative approach, of interpretative nature, based on a teaching experience. In pedagogic terms, the study is organized in three phases: (1) construction of a timeline’s base; (2) preparation of classes regarding timelines and (3) exploration classes making usage of a timeline. The pedagogic proposal was developed over four weeks. The analysis of the collected data allows to face with optimism the use of timelines and their contribute for structuring time notions in the discipline of Portuguese History and Geography. This study shows that the work with a timeline needs a systematic process with students that takes its time, and requires a certain persistence and continuity from the teachers’ part.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7854
Designação: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

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