Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7793
Título: Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo
Autor: Martins, Ricardo Jorge Gouveia
Orientador: Godinho, José Carlos
Palavras-chave: Sequenciação musical por computador
Composição musical
Motivações e aprendizagens musicais
Ableton live
Novas tecnologias
DAWS's
Music sequencing on a computer
Musical composition
Motivations and musical learning
Ableton live
New technologies
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Set-2014
Resumo: Numa perspectiva prática, o projeto centra-se na aprendizagem de um software de sequenciação musical em computador, assim como na gravação áudio, edição e composição através do mesmo. Os alunos aprendem três musicas de Natal, gravam-nas, editam-nas e compõem um Medley com as mesmas. O projeto tem o objetivo de potenciar a motivação e aprendizagens musicais dos alunos, em contexto de sala de aula. ! Collins (1996) sugere um quadro para a aplicação de novas tecnologias. Este serve de guia para a metodologia de aprendizagem do software. Após esta etapa os alunos começam a compor através dessa nova ferramenta, para tal baseio-me em Savage (2005), emprego os diversos significados musicais de Green (2000) para comprovar a motivação dos alunos e relaciono os mesmos com a Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman para analisar que aprendizagens musicais foram desenvolvidas, findando este com uma avaliação das músicas compostas pelos alunos. ! Posto isto, o projeto foi realizado na Escola Básica e de Pré Escolar da Serra de Água, os intervenientes foram treze alunos do quarto ano. Em termos de infraestruturas foram utilizadas duas salas: A primeira foi a sala de aula, onde estes aprenderam e gravaram as músicas de Natal. A segunda foi a sala de informática, onde aprenderam a manusear o software e compuseram com o mesmo. Assim sendo, cada sessão teve a duração de duas horas e meia, normalmente dividida entre ambas salas. O projeto começou a ser implementado a 16 de outubro e foi concluído a 13 de dezembro. ! Paralelamente foi feito um trabalho de investigação com o objectivo de analisar os níveis de aprendizagem e motivação. Para tal foi utilizado o referencial teórico de Swanwick e Tillman para a caracterização e avaliação das composições feitas pelos alunos. Os resultados desta investigação reforçam a importância desta ideia, quer na motivação ou na qualidade musical desenvolvida pelos alunos.
This project focuses on learning a piece of musical sequencing software as well as audio recording, editing and composition through it. Students learn three Christmas songs, record them, edit them and compose a Medley based on them. The project aims to enhance the motivation and music learning context of the classroom. ! Collins (1996) suggests a framework for the application of technologies, it serves as a guide for a software learning methodology. Afterwards, students begin to compose through this new tool, for that I have drawn from Savage (2005), I use Green’s (2000) musical meanings to assert the students’ motivation. After that, I used the Music Development Spiral by Swanwick and Tillman to analyze the individual development of each student’s music learning and also as a means of evaluating the songs composed by the students. ! This project was carried out at the Serra de Água Basic Education and Pre School facility, the subjects were thirteen fourth grade students. Two rooms were used, the classroom, where they learned and recorded Christmas songs, and the computer room, where they learned how to handle the software and composed through it. Each session lasted for two and half hours, most of them divided between the two rooms. This project began on the sixteenth of October and was brought to a close on December thirteen. ! Simultaneously, I carried out research work in order to analyze the levels of learning and motivation. In order to characterize and evaluate the compositions made by the students I also employed the theoretical framework by Swanwick and Tillman. The results of this study reinforce the importance of this idea, concerning both motivation boosting and music learning quality and efficacy.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7793
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Estágio Ricardo Martins .pdfDocumento principal1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir
Entrevistas transcritas.pdf59,11 kBAdobe PDFVer/Abrir
Tabela Análise de Entrevistas.pdf102,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
A_1 C_1.aif9,02 MBAIFFVer/Abrir
A_2 C_1.aif7,52 MBAIFFVer/Abrir
A_3 A_13 C_1.aif12,03 MBAIFFVer/Abrir
A_4 A_12 C1.aif4,51 MBAIFFVer/Abrir
A_5 C_1.aif3,57 MBAIFFVer/Abrir
A_6 A_7 C_1.aif7,14 MBAIFFVer/Abrir
A_8 C_1.aif10,52 MBAIFFVer/Abrir
A_9 C_1.aif5,07 MBAIFFVer/Abrir
A_10 C_1.aif7,52 MBAIFFVer/Abrir
A_11 C_1.aif6,01 MBAIFFVer/Abrir
A_1 C_2.aif7,41 MBAIFFVer/Abrir
A_2 C_2.aif6,89 MBAIFFVer/Abrir
A_3 A_13 C_2.aif6,89 MBAIFFVer/Abrir
A_4 A_12 C_2.aif6,89 MBAIFFVer/Abrir
A_5 C_2.aif4,14 MBAIFFVer/Abrir
A_6 A_7 C_2.aif6,89 MBAIFFVer/Abrir
A_8 C_2.aif6,89 MBAIFFVer/Abrir
A_9 C_2.aif6,89 MBAIFFVer/Abrir
A_10 C_2.aif6,89 MBAIFFVer/Abrir
A_11 C_2.aif6,89 MBAIFFVer/Abrir
A_1 A_9 C_3.aif6,2 MBAIFFVer/Abrir
A_2 C_3.aif9,02 MBAIFFVer/Abrir
A_3 A_12 C_3.aif13,91 MBAIFFVer/Abrir
A_4 C_3.aif7,41 MBAIFFVer/Abrir
A_5 C_3.aif14,48 MBAIFFVer/Abrir
A_6 A_7 C_3.aif13,95 MBAIFFVer/Abrir
A_8 C_3.aif8,27 MBAIFFVer/Abrir
A_10 C_3.aif6,48 MBAIFFVer/Abrir
A_11 C_3.aif9,02 MBAIFFVer/Abrir
A_13 C_3.aif9,02 MBAIFFVer/Abrir
Tabelas de Análise das Composições.pdf49,84 kBAdobe PDFVer/Abrir
Arcanjo 1ª.mp410,84 MBUnknownVer/Abrir
Arcanjo 2ª.mp49,46 MBUnknownVer/Abrir
Arcanjo 3ª.mp44,9 MBUnknownVer/Abrir
Arcanjo 4ª.mp44,85 MBUnknownVer/Abrir
Beatriz 1ª.mp48,1 MBUnknownVer/Abrir
Beatriz 2ª.mp45,99 MBUnknownVer/Abrir
Beatriz 3ª.mp45,68 MBUnknownVer/Abrir
Beatriz 4ª.mp43,65 MBUnknownVer/Abrir
Catarina 1ª.mp47,18 MBUnknownVer/Abrir
Catarina 2ª.mp48,48 MBUnknownVer/Abrir
Catarina 3ª.mp44,91 MBUnknownVer/Abrir
Catarina 4ª.mp44,21 MBUnknownVer/Abrir
Joana 1ª.mp45,28 MBUnknownVer/Abrir
Joana 2ª.mp47,21 MBUnknownVer/Abrir
Joana 3ª.mp44,29 MBUnknownVer/Abrir
Joana 4ª.mp43,54 MBUnknownVer/Abrir
Leandro 1ª.mp47,75 MBUnknownVer/Abrir
Leandro 2ª.mp45,95 MBUnknownVer/Abrir
Leandro 3ª.mp44,8 MBUnknownVer/Abrir
Leandro 4ª.mp43,1 MBUnknownVer/Abrir
Luis Miguel 1ª.mp44,11 MBUnknownVer/Abrir
Luis Miguel 2ª.mp46,43 MBUnknownVer/Abrir
Luis Miguel 3ª.mp42,58 MBUnknownVer/Abrir
Luis Miguel 4ª.mp41,82 MBUnknownVer/Abrir
Luis Rocha 1ª.mp46 MBUnknownVer/Abrir
Luis Rocha 2ª.mp48,15 MBUnknownVer/Abrir
Luis Rocha 3ª.mp45,67 MBUnknownVer/Abrir
Luis Rocha 4ª.mp43,25 MBUnknownVer/Abrir
Margarida 1ª.mp415,48 MBUnknownVer/Abrir
Margarida 2ª.mp412,2 MBUnknownVer/Abrir
Margarida 3ª.mp43,89 MBUnknownVer/Abrir
Margarida 4ª.mp42,36 MBUnknownVer/Abrir
Sabrina 1ª.mp44,77 MBUnknownVer/Abrir
Sabrina 2ª.mp44,85 MBUnknownVer/Abrir
Sabrina 3ª.mp43,31 MBUnknownVer/Abrir
Sabrina 4ª.mp42,69 MBUnknownVer/Abrir
Tomásia 1ª.mp48,39 MBUnknownVer/Abrir
Tomásia 2ª.mp47,41 MBUnknownVer/Abrir
Tomásia 3ª.mp45,11 MBUnknownVer/Abrir
Tomásia 4ª.mp44,64 MBUnknownVer/Abrir
Vitor 1ª.mp413,59 MBUnknownVer/Abrir
Vitor 2ª.mp48,93 MBUnknownVer/Abrir
Vitor 3ª.mp48,73 MBUnknownVer/Abrir
Vitor 4ª.mp410,43 MBUnknownVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.