Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7787
Título: Contar histórias na creche e no jardim-de-infância
Outros títulos: um estudo sobre a aquisição e o desenvolvimento das estruturas da narrativa
Autor: Reis, Cristina Maria Marques dos
Orientador: Pereira, Luciano
Palavras-chave: Estrutura da narrativa
Histórias
Creche
Jardim-de-infância
Narrative structures
Stories
Nursery
Kindergarten (Portugal)
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: A compreensão do funcionamento da mente humana está intimamente ligada à relação da narrativa com a ação do homem, dado que a forma narrativa tem o poder de interpretar e de (re)construir realidades. Este relatório apresenta, de forma descritiva e refletida, as intervenções pedagógicas realizadas numa sala de creche e numa sala de jardim-de-infância, abordando o ouvir e o contar histórias com base nas narrativas produzidas pelas crianças. A abordagem das narrativas visa acentuar a importância do processo narrativo para a construção do conhecimento e tem como suporte as perspetivas teóricas de autores que a legitimam no espaço educativo. As intervenções pedagógicas realizadas, bem como a recolha e tratamento de dados, foram alvo de uma análise interpretativa e de uma reflexão crítica que incidiu sobre o seu desenvolvimento e sobre os resultados obtidos, enquadrando-se nos pressupostos e procedimentos de uma estratégia de Investigação – Ação. As intervenções descritas neste estudo pretendiam otimizar a aquisição e o desenvolvimento das estruturas da narrativa, assim como desenvolver o gosto pela sua audição e pela sua produção, evidenciando o seu papel na construção do pensamento e do conhecimento. Foram ainda realizados inquéritos, por questionário, às educadoras cooperantes para nos inteirarmos dos critérios que presidem à sua escolha das histórias, à forma como as contam e com que intencionalidades. Tendo em consideração os processos de construção do conhecimento e a aprendizagem das crianças, pretendemos compreender e avaliar a sua ação no sentido de abonar o valor da narrativa como um instrumento pedagógico e didático, enquanto garante de acesso à leitura do mundo e instrumento de orientação vital na reconstrução da identidade, uma vez que amplia a capacidade de organização cognitiva, isto é, reestruturando, negociando e transformando os conteúdos preexistentes com os novos conteúdos, contribuindo, deste modo, para uma melhoria do processo de desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
Understanding how the human mind works is closely linked to the relationship between the narrative and the human action, since the narrative has the power to interpret and to (re) construct realities. This report presents, in descriptive and reflective form, the pedagogical interventions that have been carried out in a nursery and in a kindergarten room, approaching the hearing and the telling of stories based on narratives produced by the children. The approach of those narratives aims to underline the importance of the narrative process for the knowledge construction and is supported by the theoretical perspectives of authors that legitimate it in the educational space. The pedagogical interventions as well as the collection and processing of data have been subjected to an interpretative analysis and critical reflection that focused on the development and the results, using the assumptions and the methodological procedures of research-action strategy. The described interventions in this study intended to optimize the acquisition and development of narrative structures, as well as to develop the taste for hearing and telling stories, highlighting its role in the construction of thought and knowledge. Surveys were also carried out by questionnaire to the cooperating educators to evaluate the criteria they use to select the stories, the different ways they tell and their intentionality. Given the construction of knowledge processes and the children’s learning, we intend to understand and evaluate their action to establish the value of the narrative as an educational and teaching tool, while ensuring the access to reading the world, being at the same time a vital guidance tool to the reconstruction of the identity, since it expand cognitive organizational skills, that is, restructuring, negotiating and transforming the preexistent contents with new contents, this will go a long way in improving the children's cognitive and emotional development process.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7787
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

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