Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7782
Título: As relações de amizade na creche e jardim-de-infância
Autor: Poejo, Marta Filipa Torres
Orientador: Pinheiro, Augusto
Palavras-chave: Amizade
Interações sociais entre crianças
Relações afiliativas
Conflitos
Creche e jardim-de-infância
Friendship
Social interactions among children
Affiliated relations
Conflit
Nursery and kindergarten
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Jan-2015
Resumo: O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como objetivo a compreensão do papel das amizades das crianças no seu desenvolvimento e aprendizagem em contexto de creche e jardim-de-infância, assim como compreender a função do educador enquanto mediador fundamental no desenvolvimento das crianças. A apresentação do relatório supramencionado tem como finalidade a atribuição da qualificação como Educadora de Infância no Mestrado de Educação Pré-Escolar. O projeto desenvolvido contém informações, experiências e vivências recolhidas através dos dois contextos educativos onde foi inserido o estágio em creche e jardim-de -infância, bem como através da minha intervenção enquanto estudante e das intervenções das educadoras cooperantes. A metodologia que utilizei para a realização deste projeto é inspirada na Investigação-Ação, enquanto metodologia pertencente à Investigação Qualitativa inscrevendo-se no Paradigma Interpretativo. Para a concretização deste projeto utilizei dispositivos de recolha e análise de informação, tais como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e vídeo, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala, os inquéritos por questionários aplicados às respetivas educadoras cooperantes e por último, o sociograma. Em termos de conclusão, apresento as minhas considerações globais sobre a concretização do presente relatório.
This Project Report aims to understanding the role of friendships in children’s development, learning in the context of nursery and kindergarten, as well understanding the role of the educator as key mediator in the development of children. The aforementioned report intended to award of the qualification in Masters in Childhood Educator of Preschool Education. The project developed contains information’s experiences some of them gathered through the two educational settings. The stage was set in nursery and kindergarten, as well as through my intervention as a student and the interventions of the cooperating teacher’s. The methodology used for this project is inspired in the research – action methodology as belonging to Qualitative Research signing up for Interpretive Paradigm. To implement this project resource I utilized collecting and analyzing information such as participant observation, the field notes, the photographic and video recordings, documentary analysis of pedagogical projects room, the surveys questionnaires to respective cooperating teachers and finally the sociogram. To conclude, my global thoughts on the implementation of this report will be presented.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7782
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório do Projeto de Investigação -Marta Poejo.pdfDocumento principal2,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.