Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7776
Título: "Interações sociais entre pares em creche e jardim-de-infância"
Autor: Rosa, Andreia Sofia Gomes
Orientador: Correia, Isabel
Palavras-chave: Interação
Desenvolvimento
Educador de infância
Piaget
Vygo
Interaction
Development
Childhood educator
Piaget
Vygotsky
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: O presente projeto de investigação, intitulado Interações sociais entre pares em creche e jardim-de-infância, tem como principais objetivos perceber qual a perspetiva das educadoras cooperantes sobre a importância das interações entre pares, e compreender se as educadoras incentivam essas interações, e de que forma as incentivam. Trata-se de um projeto de investigação que se insere na investigação qualitativa, incidindo no paradigma interpretativo, sendo que este estuda a ação e partilha os resultados do estudo com os seus intervenientes, não querendo instruir mas sim dar a conhecer. São apresentados vários fatores que influenciam as interações entre pares, seja esta interação entre crianças ou entre criança/adulto, bem como fatores que podem influenciar essas mesmas interações. As brincadeiras das crianças e os conflitos que delas advêm provocam interações, positivas ou negativas, mas que desafiam as crianças, a desenvolverem-se a nível pessoal e social, criando estratégias de resolução de conflitos. A organização das salas de atividades são muito importantes para que se consigam criar interações, e o educador tem um papel fundamental nessa organização. Salas com espaços onde as crianças possam brincar em grupo, materiais em quantidade suficiente para ocorrer partilha, são aspetos que o adulto tem de ter em consideração. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, entrevistas - realizada apenas à educadora de creche - e a análise de documentos pedagógicos das salas onde o estudo decorreu. Posso inferir com este estudo que as interações sociais são valorizadas pelas equipas das salas de atividades, enquanto promotoras do desenvolvimento das crianças, sendo que, ao longo do estudo observei vários momentos em que as educadoras incentivavam essas interações, criando brincadeiras entre as crianças e atividades que pudessem ser realizadas em grupo.
This research project entitled Social interactions among pairs in nursery and garden for children, has as main objectives to realize that the prospect of cooperating teachers about the importance of pair interactions, and understand if educators encourage such interactions, and how they do it. This is a research project that is included in the qualitative research, focusing on the interpretative paradigm, and this study the action and sharing the study results with its stakeholders, not wanting to instruct but to inform. Presents various factors that influence the interactions between pairs, this interaction between children or between child/adult, as well as factors that may influence. The children's games and the conflicts that arise from cause interactions, positive or negative, that challenge them to develop the personal and social skills, creating resolution strategies to their conflicts. The organizations of the activity rooms are very important as they are able to create interactions, the educator plays a key role in that organization. Rooms with spaces where children can play in groups, plenty materials to sharing occur, are aspects that the adult has to take into consideration. The main sources of information gathering are the participant observation, interviews - performed only to nursery educator - and pedagogical documents analysis of rooms where the study took place. I concluded from this study that social interactions are valued by the teams of the activity rooms while children's development promoters, and, throughout the study, I noticed several times that the teachers encourage these kind of interactions between children so activities could be held in groups.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7776
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Estágio -- Andreia Rosa.pdfDocumento principal1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.